dia nacional de mobilização

Protestos marcam o dia em defesa da educação em Santa Maria


Foto: Fabiano Marques (Diário)

A terça-feira foi de paralisação de professores e servidores das instituições públicas de ensino de Santa Maria. A mobilização contou com a adesão de integrantes de escolas das redes municipal e estadual e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao longo do dia, houve bloqueios, palestras, bolo, rodas de conversa e um grande ato, à tarde, que encerrou as manifestações na cidade.

VÍDEO: em defesa da educação, manifestantes entregam panfletos na UFSM

A concentração começou tímida na Praça Saldanha Marinho. Mas, por volta das 17h, horário marcado para o ato público, centenas de pessoas participavam das manifestações contra a reforma da Previdência, o parcelamento de salários, a falta de professores, o programa Future-se e outros projetos voltados à área da educação.

 Ainda pela manhã, manifestantes bloquearam a entrada ao campus da UFSM, no Bairro Camobi.

BOLO DE ANIVERSÁRIO
No início da tarde, por volta das 14h, professores da rede municipal participaram de um ato ao lado da sede da prefeitura. A categoria levou bolo e cantou o Parabéns a Você para registrar os cinco anos sem o pagamento do piso salarial nacional no município. A categoria reivindica a aplicação da Lei do Piso Nacional do Magistério, com a equiparação do salário básico local ao piso nacional e carga horária para atividades extraclasse. 

Os atos em defesa da educação ocorreram em cerca de 70 cidades de todo o país. No Rio Grande do Sul, os maiores protestos foram registrados em Porto Alegre, Rio Grande, Caxias do Sul e Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies Anterior

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Professores fazem nova paralisação pela educação nesta terça-feira Próximo

Professores fazem nova paralisação pela educação nesta terça-feira

Educação