educação básica

Período de matrículas das escolas estaduais começa na segunda-feira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos

O final do ano letivo de 2021 se aproxima e os olhares já estão em 2022. Com isso, o período de matrículas da Rede Estadual de ensino começa na segunda-feira, 1º de novembro, e vai até o dia 28. O processo da Chamada Pública Escolar ocorre de forma online, diretamente no site da Secretaria da Educação (Seduc).

As solicitações são destinadas aos alunos que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, aproveitamento estudos do Curso Normal, e Educação Profissional Subsequente ou Concomitante.

A Chamada Pública Escolar também prevê a realização de rematrículas, entre os dias 1° e 28 de novembro de 2021, e transferências, entre 3 e 14 de janeiro de 2022.

PRÉ-MATRÍCULA
Devem fazer a pré-matrícula os estudantes que estejam ingressando no 1º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio. Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2022.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse, além de informar há algum irmão matriculado na instituição de ensino solicitada. O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir de 31 de dezembro. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

Casa Vida Santa Maria fortalece a autonomia dos assistidos com estratégia de doação diferenciada

REMATRÍCULA
A rematrícula ocorre de forma automática para os alunos que não estão na busca ativa. Para os que se encontravam em busca ativa até o dia 1º de outubro, é necessário comparecer presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.

TRANSFERÊNCIA
O período de transferência da Rede Estadual ocorre entre os dias 3 e 14 de janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.

A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. Estudantes de cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.

Erosão do Rio Soturno ameaça trecho da RS-149 e preocupa autoridades

DOCUMENTOS
As inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência do responsável; RG do responsável
  • Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação

CONFIRA O CRONOGRAMA

  • 1º a 28 de novembro de 2021 - pré-matrícula, rematrículas e ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio, Curso Normal e Educação Profissional.
  • 31 de dezembro - designação dos contemplados disponível no site da Secretaria da Educação (Seduc)
  • 3 a 14 de janeiro de 2022 - transferências
  • 31 de janeiro de 2022 - designação das transferências disponível no site da Seduc
  • 31 de janeiro a 9 de fevereiro - entrega de documentação diretaente na escola para qual foi designado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rematrículas para a Educação Infantil da Rede Municipal são prorrogadas Anterior

Rematrículas para a Educação Infantil da Rede Municipal são prorrogadas

Coordenador regional avalia como segura a obrigatoriedade de aulas presenciais Próximo

Coordenador regional avalia como segura a obrigatoriedade de aulas presenciais

Educação