Obra do novo prédio da Reitoria do IFFar deve iniciar em fevereiro em Santa Maria

Obra do novo prédio da Reitoria do IFFar deve iniciar em fevereiro em Santa Maria

Foto: Vinicius Becker

Pelos próximos dois anos, um novo prédio deverá ser erguido às margens da RSC-287, na Faixa Nova de Camobi, para ser a sede da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A obra, orçada em cerca de R$ 16 milhões, deve começar entre fevereiro e março deste ano. Atualmente, a Reitoria utiliza uma área alugada na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Nossa Senhora das Dores.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O terreno fica entre a Estrada Antônio Ignácio de Ávila e a área da Sociedade de Medicina, no Bairro São José.
– É importante dizer também que nós não vamos mudar de endereço nesse momento, pois são dois anos que temos de previsão para a construção da sede. Por enquanto, seguiremos com as ações no Bairro Nossa Senhora das Dores – explica a reitora do IFFar, Nídia Heringer.


Foto: Reprodução


Consolidação

Além da construção do novo prédio da Reitoria, estão em andamento a estruturação de dois novos campi: um em Caçapava do Sul e outro em São Luiz Gonzaga. Também já estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) a implantação dos campi de Santa Maria e Santiago.
– Estão em discussão os primeiros cursos que vão ser ofertados em Caçapava e São Luiz Gonzaga. Nós definimos, em audiência pública, os eixos tecnológicos, mas os cursos estão em discussão ainda. Devemos levá-los ao Conselho Superior do instituto ainda no primeiro semestre deste ano – afirma a reitora.
Nídia destaca que os últimos anos foram bem decisivos para a consolidação das unidades do IFFar, permitindo a expansão da oferta de cursos em outros municípios. Além disso, a reitora cita outros avanços, como a aproximação com a comunidade e os investimentos realizados. O orçamento de 2024/2025 incluiu R$ 5,9 milhões para melhorias de infraestrutura em diversas unidades, incluindo Frederico Westphalen, Jaguari, Panambi, Santo Ângelo, São Vicente do Sul e Uruguaiana.
– É um conjunto de fatores que, a partir de 2023, mobilizaram a pauta educacional e a educação pública e, com isso, a instituição começa a perceber a maior presença das pessoas procurando os nossos cursos – avalia Nídia.

Novos campi

No último dia 30 de dezembro, o governo do Estado assinou a escritura pública de doação de um imóvel público estadual ao município de Santiago. A área, de 10 mil metros quadrados, será destinada à instalação do novo campus do IFFar. O imóvel estava cedido como Centro de Referência e passará a abrigar um campus pleno da rede federal.
Quanto ao campus em Santa Maria, a reitora explica que faltam apenas detalhes burocráticos e documentais para que seja efetivada a transferência da área da Universidade Luterana (Ulbra) para o instituto federal.
– A Ulbra, o IFFar, a Secretaria de Patrimônio da União e a prefeitura de Santa Maria já acordaram os termos dessa transferência. A gente só precisa mesmo é que a parte administrativa, documental, seja efetivada. Nós temos a expectativa de que, em 2026, a unidade da Ulbra em Santa Maria já possa ser organizada para a instalação do futuro campus – comenta Nídia.

A instituição em números

  • 18.081 alunos (considerando os cursos regulares e de Formação Inicial e Continuada, que são em parceria com prefeituras municipais)
  • 13 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
  • 15 Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio)
  • 4 cursos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica
  • 25 cursos de graduação
  • 15 cursos de pós-graduação
  • 72 é o total de cursos regulares
  • 31 cursos livres online e abertos, com ingresso a qualquer momento
  • 11 campi implantados (Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Uruguaiana, São Vicente do Sul, Santo Augusto, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, Júlio de Castilhos, Panambi)
  • 4 campi em implantação (Santa Maria, Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga e Santiago
  • 1 Centro de Referência – CR São Gabriel (CR de Santiago está sendo transformado em campus)
  • Total de 15 campi, mais a Reitoria (sediada em Santa Maria) e 1 centro de referência (São Gabriel)
  • 779 docentes
  • 676 técnico-administrativos em educação
  • 137 professores substitutos
  • 72 estagiários

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra do novo prédio da Reitoria do IFFar deve iniciar em fevereiro em Santa Maria Anterior

Obra do novo prédio da Reitoria do IFFar deve iniciar em fevereiro em Santa Maria

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis Próximo

Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis

Educação