Foto: Vinicius Becker
Pelos próximos dois anos, um novo prédio deverá ser erguido às margens da RSC-287, na Faixa Nova de Camobi, para ser a sede da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A obra, orçada em cerca de R$ 16 milhões, deve começar entre fevereiro e março deste ano. Atualmente, a Reitoria utiliza uma área alugada na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Nossa Senhora das Dores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O terreno fica entre a Estrada Antônio Ignácio de Ávila e a área da Sociedade de Medicina, no Bairro São José.
– É importante dizer também que nós não vamos mudar de endereço nesse momento, pois são dois anos que temos de previsão para a construção da sede. Por enquanto, seguiremos com as ações no Bairro Nossa Senhora das Dores – explica a reitora do IFFar, Nídia Heringer.

Consolidação
Além da construção do novo prédio da Reitoria, estão em andamento a estruturação de dois novos campi: um em Caçapava do Sul e outro em São Luiz Gonzaga. Também já estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) a implantação dos campi de Santa Maria e Santiago.
– Estão em discussão os primeiros cursos que vão ser ofertados em Caçapava e São Luiz Gonzaga. Nós definimos, em audiência pública, os eixos tecnológicos, mas os cursos estão em discussão ainda. Devemos levá-los ao Conselho Superior do instituto ainda no primeiro semestre deste ano – afirma a reitora.
Nídia destaca que os últimos anos foram bem decisivos para a consolidação das unidades do IFFar, permitindo a expansão da oferta de cursos em outros municípios. Além disso, a reitora cita outros avanços, como a aproximação com a comunidade e os investimentos realizados. O orçamento de 2024/2025 incluiu R$ 5,9 milhões para melhorias de infraestrutura em diversas unidades, incluindo Frederico Westphalen, Jaguari, Panambi, Santo Ângelo, São Vicente do Sul e Uruguaiana.
– É um conjunto de fatores que, a partir de 2023, mobilizaram a pauta educacional e a educação pública e, com isso, a instituição começa a perceber a maior presença das pessoas procurando os nossos cursos – avalia Nídia.
Novos campi
No último dia 30 de dezembro, o governo do Estado assinou a escritura pública de doação de um imóvel público estadual ao município de Santiago. A área, de 10 mil metros quadrados, será destinada à instalação do novo campus do IFFar. O imóvel estava cedido como Centro de Referência e passará a abrigar um campus pleno da rede federal.
Quanto ao campus em Santa Maria, a reitora explica que faltam apenas detalhes burocráticos e documentais para que seja efetivada a transferência da área da Universidade Luterana (Ulbra) para o instituto federal.
– A Ulbra, o IFFar, a Secretaria de Patrimônio da União e a prefeitura de Santa Maria já acordaram os termos dessa transferência. A gente só precisa mesmo é que a parte administrativa, documental, seja efetivada. Nós temos a expectativa de que, em 2026, a unidade da Ulbra em Santa Maria já possa ser organizada para a instalação do futuro campus – comenta Nídia.
A instituição em números
- 18.081 alunos (considerando os cursos regulares e de Formação Inicial e Continuada, que são em parceria com prefeituras municipais)
- 13 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
- 15 Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio)
- 4 cursos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica
- 25 cursos de graduação
- 15 cursos de pós-graduação
- 72 é o total de cursos regulares
- 31 cursos livres online e abertos, com ingresso a qualquer momento
- 11 campi implantados (Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Uruguaiana, São Vicente do Sul, Santo Augusto, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja, Júlio de Castilhos, Panambi)
- 4 campi em implantação (Santa Maria, Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga e Santiago
- 1 Centro de Referência – CR São Gabriel (CR de Santiago está sendo transformado em campus)
- Total de 15 campi, mais a Reitoria (sediada em Santa Maria) e 1 centro de referência (São Gabriel)
- 779 docentes
- 676 técnico-administrativos em educação
- 137 professores substitutos
- 72 estagiários