Época de matrículas

O que levar em conta na hora de definir a escola dos filhos

"

Antes mesmo do término do ano escolas, instituições de ensino, públicas e particulares, já deram início aos calendários de matrículas e confirmações de vagas.

Em Santa Maria, há escolas que já estão com o processo de ingresso de alunos em aberto e outras que devem iniciar em pouco tempo. Esta época é importante para que os pais, junto com seus filhos, avaliem uma série de questões antes de optar por uma ou outra instituição. Mas o que é importante observar na hora da escolha?

Elisiane Machado Lunardi, doutora em educação e assistente técnica do Conselho Municipal de Educação, lembra que há alguns itens necessários de serem apurados pelos pais antes da escolha. Os principais são as políticas pedagógicas da escola e a infraestrutura.

Ela lembra que as crianças que ingressam na Educação Infantil precisam passar por um período de adaptação. Mas é importante que os pais fiquem constantemente atentos às percepções dos filhos.

_ Quando a criança entra na escola, é preciso o período de adaptação, de uma semana por exemplo, em que a família vai até a aula. A mãe entra na sala no primeiro dia, a porta fica aberta. As crianças choram e querem ir embora nos primeiros dias. A duração é relativa, há crianças que levam um mês para se adaptar, mas é preciso respeitar. Não dá para mudar a criança de escola nos primeiros dias por causa destas reações _ diz Elisiane.

Filho precisa participar

A professora, que também coordena o curso de Pedagogia da Unifra, lembra que as observações valem para a Educação Básica e para o Ensino Médio e que os filhos devem participar das de todas as decisões sobre a escolha da escola:

_ Na adolescência, eles estão no auge do desenvolvimento cognitivo e do pensamento abstrato. E, eles estão criativos e é preciso que a escola saiba trabalhar isso. Hoje, os adolescentes são tecnológicos, e a escola também precisa usar as tecnologias. Uma escola totalmente conteudista pode se tornar desinteressante para o aluno.

Jane Costa, psicopedagoga, lembra que há critérios importantes tanto para escolher a instituição como na hora de decidir mudar de escola.

_ O plano pedagógico tem que ser conhecido pelos pais. Também deve-se observar se a escola prega alguma filosofia ou religião que deve ser condizente com a posição da família. Trocar de instituição é a última opção. Antes, é preciso resolver os problemas. A maioria tem solução _ esclarece Jane.



ENSINO MÉDIO
- As observações para alunos da Educação Infantil e da Educação Básica valem também na hora de escolher onde seu filho vai cursar o Ensino Médio
- É necessário escolher entre um ensino técnico profissionalizante ou uma escola que prepare para o Ensino Superior, sempre pensando no direcionamento ao mercado do trabalho
- É importante conversar com o adolescente e ouvir o que ele deseja. Os filhos devem participar da decisão
- Vale observar se a escola oferece espaços para desenvolver a criatividade, se utiliza tecnologias, se há atividades ou espaços de interação. A escola deve ser interessante


DE OLHO NO CALENDÁRIO
Escolas particulares e da rede pública estão em época de confirmação de vaga ou inscrição, que antecedem a matrícula. Fique atento aos prazos:


ESCOLAS PARTICULARES

COLÉGIO ADVENTISTA
- Alunos _ 520 (capacidade até 700)
- Níveis _ Educação Infantil até Ensino Médio
- Matrículas _ É necessário agendar uma visita e uma entrevista na escola, para depois efetuar a matrícula
- Início das aulas _ 18 de fevereiro
- Diferencial _  Tem como filosofia trabalhar os princípios para a formação do caráter do aluno
- Contato _ (55) 3222-8410

COLÉGIO A"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Curso de Medicina da Unifra já tem mais de 2 mil inscrições

Próximo

Novas regras para Casa do Estudante foram aprovadas, com sugestões de manifestantes

Educação