reforço no estudo

Na internet, professores ajudam candidatos de concursos militares

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Professor José Anchieta é militar da reserva. Junto a outros colegas, dá aula para quem aspira entrar nas Forças Armadas e Enem

Criado em fevereiro, o Mestres dos Concursos Militares é um cursinho preparatório, totalmente online, voltado para as provas de ingresso às Forças Armadas e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com 265 alunos, maioria da região central do Estado, a equipe de oito professores se reveza nas nove disciplinas estudadas: português, redação, matemática, física, química, história, geografia, inglês e direito.

Leia também: 
Consultas por videochamada serão retomadas pela Lauduz a partir desta segunda-feira

José Anchieta, 52 anos, militar da reserva do Exército, foi professor de matemática no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). Atualmente, ele divide tempo com a conclusão do mestrado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as aulas no cursinho.

Para ele, além de ensinar as disciplinas, o curso também ajuda a mostrar a experiência na Caserna a quem aspira à colocação.

- Alguns de nossos professores, assim como eu, são militares. Como o curso é destinado a esta profissão, já realizamos lives específicas sobre a Escola de Sargento das Armas (EsSA), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Escola de Especialistas da Aeronáutica (Eear), Academia da Força Aérea (Afa), entre outras. Nos encontros, explicamos o quantitativo de vagas, como é feito o desempate e o que é cobrado na prova física - comenta.

As formas de aprendizagem variam. Há um cronograma semanal das disciplinas, dicas de no máximo um minuto e aulas com temas geradores.

Na terceira modalidade, um assunto é escolhido e três professores apresentam os conteúdos, dentro de suas áreas de atuação, conforme o tema selecionado.

USO DAS REDES
O cursinho funciona em um grupo no Facebook, onde são publicados os conteúdos e realizadas as lives. O WhatsApp é usado como ferramenta de tirar dúvidas para os alunos. Anchieta também tem um canal no Youtube, onde publica vídeos sobre questões matemáticas para cada concurso, uma vez que os conteúdos abordados variam. Segundo ele, diariamente, cerca de 15 pessoas passam a acompanhar o trabalho.

- Espero que o grupo do cursinho ganhe mais inscritos. Nosso desejo é que mais professores se juntem a essa iniciativa - diz o militar da reserva.

MELHORIAS
Os professores do Mestres dos Concursos Militares visam criar o próprio simulado de questões e tornar a usar uma plataforma própria para estudos, semelhante ao Moodle, o que permitirá ao aluno organizar os horários e o que estudar durante a semana. Interessados em participar do grupo podem entrar em contato pelo telefone (55) 99136-5285.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFN oferta 26 cursos de extensão e capacitação profissional

Próximo

Lançamento de nanossatélite desenvolvido em parceria com a UFSM é adiado para este domingo

Educação