culinária

Moradoras da Quarta Colônia ensinam a fazer agnoline na JAI

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) bateu recorde com mais de 5 mil trabalhos apresentados de segunda a sexta-feira. Contudo, a JAI levou aos visitantes muito mais do que o conhecimento da academia. Na noite de quinta-feira, um grupo de 20 pessoas participou da Oficina de Agnoline, ministrado por Jucemara Pozzebonn Rosso e Iracema Marchezan Bulegon, moradoras de São João do Polêsine.

Ranking coloca a UFSM entre as 100 melhores da América Latina

O curso foi promovido pelo projeto Geoparque Quarta Colônia. A professora de História da UFSM Maria Medianeira Padoin, que é coordenadora do projeto em Polêsine, diz que o saber da gastronomia e da culinária é um patrimônio cultural de todas as comunidades:

- Todos os grupos têm os seus truques e seus ensinamentos manuais. Ainda mais em um mundo que, cada vez mais, compramos tudo pronto. Antes nós aprendíamos as técnicas de geração em geração e isto está se perdendo. Por isso achamos importante compartilhar esse tipo de conhecimento aqui, na JAI - diz Maria Medianeira.

VÍDEO: pesquisadores de Santa Maria ganham prêmio de melhores cientistas

O estudante de Engenharia Civil André Dalla Favera, 27 anos, participou da oficina. Ele avalia que resgatar a cultura e não deixar costumes e tradições morrerem é muito importante.

O rapaz diz que viu na oficina de agnoline "uma oportunidade de aprender e, quem sabe, passar o conhecimento adiante". Ele conta que, por hora, o aprendizado do curso deverá render boas noites de jantares e risadas com amigos.

AGNOLINE DA QUARTA COLÔNIA
Receitas de Jucemara Pozzebonn Rosso e Iracema Marchezan Bulegon  

Massa
Ingredientes:  

  • 6 ovos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada de Sal
  • Farinha de trigo para amassar

Modo de Fazer:
Bater os ovos, adicionar o azeite, o sal, a farinha e sovar a massa até dar o ponto para abrir. Deixar a massa.descansar de 30 a 40 minutos. Abrir a massa com o rolo na espessura desejada para fazer o agnoline. Cortar a massa em formato quadrado e rechear a gosto.  

Recheio de Salame
Ingredientes: 

  • 1 kg de salame novo
  • 2 ovos inteiros batidos
  • 300 gramas de queijo parmesão ralado
  • 5 colheres de sopa de farinha de rosca bem fina
  • 1 pitada de noz moscada em pó
  • Salsa e manjerona a gosto, picadas bem fina

Modo de Fazer:
Moer o salame sem pele bem fino. Adicionar os ovos batidos, o queijo ralado, a noz moscada em pó, a farinha de rosca e o tempero verde. Misturar muito bem e fazer as bolinhas para rechear a massa.  

Observações:

  • Fazer um caldo bem forte e cozinhar os agnolines a gosto. Servir com muito queijo e pão ou cuca italiana. 
  • Pode-se preparar o agnoline com molhos. Deste modo, é preciso cozinhá-los em água e sal. Servir com molho e queijo ralado.
  • Também há a opção de fritar o agnoline e servi-lo como aperitivo. Depois de frito, salpique queijo ralado por cima para dar mais sabor ao prato.

PARTICIPAÇÃO
A JAI encerrou na sexta-feira, e o presidente da comissão organizadora do evento, professor Paulo Piquini, diz que esta edição bateu recorde, com mais de 5,5 mil trabalhos apresentados. Além disso, o professor avalia toda a semana de jornada como um grande sucesso.  

Hoje é o último dia de inscrições para Politécnico e Ctism

Piquini diz que a grande novidade desta edição foi o uso de um sistema para que a avaliação fosse toda eletrônica. Isto reduziu o uso de papel, otimizou o trabalho dos avaliadores e facilitará nos próximos passos, que é o de escolher e premiar os 40 melhores trabalhos apresentados ao longo da jornada.

- Nós escolhemos proporcionalmente, conforme os centros de ensino que participaram da jornada. Os 40 alunos escolhidos são convidados a mandarem o trabalho para uma revista de iniciação científica, para publicação - diz o professor.

Ranking aponta a UFSM como a 9ª mais empreendedora do país

A apresentação dos vencedores deverá ocorrer nas próximas semanas. Piquini conta que não há um prazo para a divulgação.

A jornada também teve a primeira JAI Performativa, em que os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Cênicas, Música e Dança apresentaram trabalhos como espetáculos. A JAI Performativa ocorreu no palco principal do Centro de Convenções..


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

JAI bateu recorde em número de trabalhos apresentados

Próximo

Ranking coloca a UFSM entre as 100 melhores da América Latina

Educação