educação

Ministério da Educação cancela obra de 3 creches do Proinfância em Santa Maria

Gilson Alves

Foto: Renan Mattos (Diário)
Local abrigaria a Creche Vila Jardim, um dos projetos cancelados pelo Ministério da Educação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação, cancelou o convênio com 96 creches do Proinfância de 25 cidades no Rio Grande do Sul que não tiveram obras iniciadas. Isso atinge diretamente Santa Maria, que não terá mais a construção das instituições Vila Jardim, no Bairro Camobi, São João Batista, na Vila São João, e Estação dos Ventos, no KM3.

- Com o cancelamento, nós entendemos que o valor da obra atribuído na época do termo de requerência de 2013 é um valor que hoje está defasado e o município teria que colocar um recurso significativo, o que não seria possível no momento pela dificuldade financeira. Pensamos em reestruturar a obra destas creches para um novo planejamento e recadastrá-las no Programa de Ações Articuladas (PAR) 2019 - explica a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Rocha Farias.

Obras abandonadas de cinco creches do Proinfância devem ser retomadas

Somam-se as três creches canceladas do programa Proinfância, outras duas que nem foram iniciadas: Campestre, no Bairro Campestre do Menino Deus, e Dom Luiz Victor Sartori, no Bairro Nonoai. Essas duas foram canceladas pelo município para serem reavaliadas.

- Pensamos em focar nas cinco que pretendemos licitar para 2019, e essas duas (Campestre e Dom Luiz Victor) ficarão para uma segunda etapa. Faremos uma reestruturação desses dois projetos - afirma Maria Goretti.

Ex-funcionários de obras de creche reclamam de direitos não pagos

A construção das 10 creches pelo Proinfância em Santa Maria foi anunciada em agosto de 2013. Cinco obras até tiveram início em 2014, mas foram interrompidas. As empresas que assumiram o serviço, ao longo do tempo, abandonaram os projetos e tiveram os contratos rescindidos.

PARA 2019
Agora, as creches Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta; Monte Bello, no Bairro Camobi; Diácono João Luiz Pozzobon, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon; Vila Medianeira, no Bairro Medianeira; e Residencial Lopes, no Bairro Pinheiro Machado, estão em ajustes de projeto para serem novamente licitadas. A previsão da prefeitura é que a Monte Bello seja licitada ainda neste ano, pois é considerada uma prioridade. A sugestão para atender as atuais demandas da comunidade é remanejar as crianças para escolas municipais de Educação Infantil mais próximas.

Com recursos oriundos do Programa de Ações Articuladas (PAR) 2019, duas creches devem ser inauguradas até o ano letivo do ano que vem: Cipriano da Rocha, no Bairro Parque Pinheiro Machado, e Brenner, na Vila Brenner, Bairro Divina Providência.

Após 10 anos de lançamento do Proinfância, veja a situação das creches em Santa Maria

PROBLEMA
Conforme a aposentada Nair de Oliveira Mizuta, 70 anos, que mora em área próxima ao local onde seria realizada a construção da creche Vila Jardim, no Bairro Camobi, as mães são as maiores prejudicadas com a não construção de novas creches.

- Tem mães que não podem nem trabalhar porque não tem onde deixar as crianças. É um problema que afeta diretamente a comunidade. Elas contavam com essa creche - opina Nair sobre a realidade do bairro.

OS PROJETOS

Cancelados

  • Creche da Estação dos Ventos (Vila Schirmer)
  • Creche Vila Jardim (Bairro Camobi)
  • Creche Luiz Victor Sartori (Bairro Nonoai)
  • Creche Campestre do Menino Deus (Bairro Itararé)
  • Creche São João Batista (Vila Oliveira )

Mantidos  

  • Diácono João Luiz Pozzobon (Vila Maringá)
  • Creche Monte Bello (Bairro Camobi)
  • Creche Residencial Lopes (Região Oeste)
  • Creche Medianeira
  • Creche Nova Santa Marta (Região Oeste)

O QUE DIZ A PREFEITURA
Confira trechos da nota do Executivo sobre o cancelamento das obras:

 "No início desta semana, a prefeitura de Santa Maria tomou conhecimento que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) cancelou o convênio com 96 creches do Proinfância no Estado. Dentre as 25 cidades atingidas, está Santa Maria, que teve o cancelamento das obras não iniciadas das creches Vila Jardim, São João Batista e Estação dos Ventos.

O Poder Executivo destaca que, mesmo que os convênios fossem mantidos, teria dificuldades em dar seguimento às obras das três creches, já que os valores previstos para a construção delas estavam defasados. Consequentemente, pelos valores atuais, a prefeitura teria que desembolsar cerca de R$ 2,1 milhões (cerca de R$ 700 mil a mais para cada uma), o que é inviável neste momento de dificuldade financeira.

No entanto, a prefeitura estuda recadastrar os projetos no Programa de Ações Articuladas (PAR) 2019.

Para ampliar o número de vagas, a prefeitura irá licitar a creche no Loteamento Monte Bello ainda neste ano. Outras quatro creches estão em ajustes de projetos para serem licitadas em 2019: Residencial Lopes, Nova Santa Marta, Vila Medianeira e Diácono João Luiz Pozzobon".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unipampa oferta 90 vagas para cursos de especialização gratuitos na Região Central Anterior

Unipampa oferta 90 vagas para cursos de especialização gratuitos na Região Central

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado Próximo

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado

Educação