2º semestre

Mais de 50 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda em Santa Maria

Foto: Renan Mattos (Diário)
Na última sexta-feira, salas como a do colégio Santa Maria já estavam preparadas para receber os alunos

Chegou a hora de sair da cama mais cedo, de largar o pijama e a coberta e de encarar, novamente, as salas de aula. Depois de um período de recesso e de descanso - pelo menos para alunos e professores -, hoje é dia de retomar os estudos nas escolas da rede estadual e privadas e nas instituições de Ensino Superior em Santa Maria.

VÍDEO: crianças contam como é participar de aulas de robótica, programação e youtuber

A volta às aulas movimenta a rotina de mais de 50 mil estudantes da cidade - somente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cerca de 30 mil alunos e, na rede estadual, mais 14 mil.

NA UFSM 
O início do segundo semestre letivo na UFSM vem acompanhado de um guia de acolhimento e eventos para os calouros que podem ser encontrados no site. Além disso, há páginas de acolhimento no Facebook e em grupos de WhatsApp (criados pelos alunos veteranos), além de recepções institucionais, organizadas por centro de ensino, que contam com palestras, visitas guiadas pelos espaços da UFSM e atividades de integração. 

Na manhã desta segunda, o tráfego de veículos no sentido Centro-Camobi, era intenso. 

VÍDEO: em busca dos sonhos, mais adultos vão fazer o Enem em 2019

A recepção dos alunos também é orientada por uma resolução que reforça a importância de um acolhimento consciente. A iniciativa busca combater assédios, abusos, coerções, humilhações e discriminações, que podem vir a acontecer nas primeiras semanas de aula. A Resolução 003/2000, de 13 de abril de 2000, veda qualquer tipo de manifestação estudantil que cause agressão física, moral ou qualquer tipo de tratamento desumano ou degradante.

Na Praça Saturnino de Brito, tradicional ponto de encontro dos bixos nos finais de tarde, está sendo preparada a Calourada Segura, com reforço na segurança. Leia mais aqui.

A UFSM mantém, por meio de sua Ouvidoria, um canal de diálogo com a comunidade. Denúncias, reclamações, elogios e sugestões podem ser encaminhados, mesmo de forma anônima, através do endereço eletrônico.

EDUCAÇÃO BÁSICA 
Na última sexta-feira, professores e funcionários de escolas trabalhavam na finalização dos detalhes para receber crianças e adolescentes. Mas os preparativos não ficam restritos, apenas, aos espaços físicos. A área pedagógica aproveitou o período de recesso para propor e desenvolver novos projetos. 

Já para os pais, o desafio é fazer com os filhos retomem a rotina. Para isso, psicopedagogos e orientadores educacionais dão algumas dicas, como se envolver na organização do material escolar, estabelecer horários para dormir e acordar e resgatar alguns hábitos em família, como atividades físicas.

UFSM disponibiliza guias com dicas e informações para calouros

Nas instituições da rede municipal, as aulas começaram na última quinta-feira, dia 1º. Cerca de 18,5 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, já deram início às atividades do segundo semestre letivo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calourada Segura reúne bixos na Praça Saturnino de Brito Anterior

Calourada Segura reúne bixos na Praça Saturnino de Brito

Próximo

VÍDEO: crianças contam como é participar de aulas de robótica, programação e youtuber

Educação