Foto: Arquivo Pessoal e Pedro Ladeira
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o livro do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, estão concorrendo ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, um dos mais tradicionais reconhecimentos da produção científica e intelectual do país. Ambos são finalistas, mas em categorias distintas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O destaque para a universidade da Região Central é fruto da pesquisa do doutorado de Nathália Drey Costa, defendida em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. O livro Os Sentidos do Trabalho Criativo, publicado pela editora da instituição, é finalista na categoria Comunicação e Informação. Ela oferece ao leitor uma discussão sobre o trabalho criativo na atualidade, analisando as transformações culturais e comunicacionais que atravessam o campo laboral, tendo como público-alvo jornalistas, editores, redatores, publicitários e pesquisadores da área de comunicação social.
Já o ministro do STF concorre na categoria Direito com o livro "Democracia e Redes Sociais: o Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista", publicado pela editora Atlas. Nele, analisa como o que chama de populismo digital extremista tem se aproveitado das redes sociais e dos serviços de mensagens privadas para corroer os pilares da democracia, e destaca o papel das chamadas “milícias digitais” na disseminação de desinformação, discursos de ódio e ataques às instituições democráticas.
Próximo passo
Cada categoria tem cinco finalistas. Na premiação, em 5 de agosto, será nomeado o vencedor de cada uma das categorias. No caso, Nathália e Moraes tem chance de receber o prêmio principal.
Jabuti Acadêmico
Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é voltado à valorização da produção acadêmica, científica, técnica e profissional, reconhecendo e divulgando os autores e as editoras que se dedicam a esses segmentos. A premiação é organizada em dois eixos principais (“Ciência e Cultura” e “Prêmios Especiais”) e engloba 30 categorias, incluindo áreas como Comunicação e Informação, Artes, Saúde, Engenharias, entre outras.
Após a divulgação dos semifinalistas, serão anunciados os cinco finalistas por categoria e, posteriormente, os vencedores, que receberão a tradicional estatueta do Jabuti – símbolo máximo de excelência editorial no país. A lista completa dos indicados em cada uma das categorias pode ser acessada aqui.
Leia mais:
- Pesquisa da UFSM é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
- Avião com quase 50 pessoas a bordo cai na Rússia; Não há sobreviventes
- Corpo de Preta Gil será levado em cortejo pelo Centro do Rio