extraclasse

Intercambistas participam de 'colônia de férias' com alunos de Santa Maria

Joyce Noronha


Fotos: Charles Guerra (Diário)
Stefanny (de amarelo) é da Costa Rica e, entre outras atividades, ensina espanhol para as crianças da Escola Municipal Maria de Lourdes Castro

Quando chega o período de férias, as crianças deixam de ir para o colégio, certo? Não na Escola Municipal Maria de Lourdes Castro, no Loteamento Leonel Brizola, região Centro-Leste de Santa Maria. Desde o dia 4 de janeiro, cerca de 30 alunos da instituição participam de um projeto da Aiesec em Santa Maria, uma organização sem fins lucrativos gerenciada por estudantes universitários, que ocorre dentro da escola. 

A voluntária local da organização Leonara Arend Diniz, 19 anos, explica que 11 intercambistas da América Latina fazem atividades com as crianças, de 5 a 16 anos, em que apresentam a cultura de seus países, ensinam espanhol e cuidados com o meio ambiente.

- A diretora (Silvana Guerino) conseguiu a autorização da prefeitura para usarmos o espaço da escola. É como uma colônia de férias para as crianças. É uma forma de ampliar horizontes e mostrar para os pequenos que o mundo é muito maior do que os muros da escola - comenta Leonara.

Para o peruano Miguel Tesen, 22 anos, que estuda Medicina, foi a vontade de aprender o idioma que o instigou a conhecer o Brasil. Ele diz que percebeu muitas diferenças entre os países, como a estrutura das escolas, que ele considera boas. Tesen conta que em seu país é difícil que as escolas sejam feitas de concreto, que tenham cadeiras e mesas para todos os estudantes e que sirvam merenda.

Já a colombiana Valentina Carvajal, 21 anos, estudante de Farmácia, diz que a troca de experiência com as crianças é a melhor parte.

- Alguns são muito pequenos e nós estamos os ajudando a conceber conceitos de coletividade, respeito, cuidado. É interessante ver como eles se comportam - diz a jovem.

OUTRO LADO
Assim como os intercambistas descobrem as diferenças entre seus países e o Brasil, as crianças também percebem distinções. A pequena Laura Viega Perenzoni, 6 anos, diz que gosta das coisas que aprendeu com os "professores" e ri ao dizer que eles falam diferente. Depois, canta uma música infantil brasileira, com sotaque espanhol, enquanto dança. 

O estudante do 3º ano Samuel Ribeiro, 8 anos, gosta de aprender sobre os países dos intercambistas e diz que ficou curioso para conhecer a Malásia e a Costa Rica. Ele também pode aprender mais sobre a profissão que quer seguir: biólogo. Nenhum dos estrangeiros é estudante de Biologia, mas levaram informações do curso para o menino, que revela se espelhar em uma tia que é bióloga.

A coordenadora pedagógica da escola, Daniele Martins, conta que a direção achou uma ótima oportunidade para os alunos a parceria com a Aiesec e agora, após três semanas do projeto, vê mudanças nas crianças.

A "colônia de férias" encerra no dia 4 de fevereiro. Os estudantes vão à escola de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h. Eles ganham lanche e almoço, que é feito com doações de padrinhos e madrinhas da Escola Maria de Lourdes Castro.

QUEM SÃO OS INTERCAMBISTAS

Bolívia

  • Fernando Caceres, 21 anos, estudante de Medicina

Colômbia

  • Isabella Rengifo, 23 anos, estudante de Odontologia
  • Felipe Canchon, 23 anos, estudante de Economia
  • Valentina Carvajal, 21 anos, estudante de Farmácia

Costa Rica

  • Stefanny Pizarro, 23 anos, estudante de Publicidade e Propaganda
  • Ricardo Villalobos, 20 anos, estudante de Arquitetura
  • Mario Quirós, 20 anos, Engenharia Industrial

Malásia

  • Shi Fang, 27 anos, mestranda de Psicologia

Peru

  • Katherine Luis, 22 anos, estudante de Medicina
  • Miguel Tesen, 22 anos, estudante de Medicina
  • Ricardo Montes, 24 anos, estudante de Medicina

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

MEC divulga a lista dos aprovados em 1ª chamada no Sisu

Próximo

Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira

Educação