Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 têm até esta terça-feira (4) para manifestar interesse em participar da lista de espera, que habilitar para as chamadas subsequentes. O prazo para a inscrição começou na última terça-feira (27) e deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os candidatos que estiverem na lista de espera para a matrícula serão convocados pelas próprias instituições a partir do dia 10 de julho, portanto o estudante interessado deve se informar junto à instituição para a qual está inscrito.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as convocações são gerenciadas e realizadas por cada instituição, de acordo com seu planejamento. As informações, conforme portaria, devem estar em edital da instituição de educação superior e no site da instituição.
O dia 4 de julho também é a data final para que os estudantes se matriculem nas instituições de ensino para as quais foram selecionados. O prazo começou na quinta-feira (29).Os candidatos devem verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.
O MEC divulgou o resultado da chamada única do Sisu no dia 27 de junho, no portal do Sisu. Ao todo, a segunda edição de 2023 do programa teve 305.797 inscritos.
Santa Maria
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve publicar nos próximos dias o edital da primeira chamada oral da lista de espera. O edital trará o quadro de vagas que sobraram da chamada regular do SiSU, organizado por curso e cota, bem como orientações para realização da habilitação.
A habilitação consiste no envio prévio da documentação digitalizada via Portal UFSM, dentro do prazo estipulado no edital, por todas as pessoas inscritas na lista de espera. Somente candidatos que realizarem a habilitação concorrerão às vagas da lista de espera do SiSU.
Chamada regular
A confirmação de vaga para quem foi classificado na chamada regular do SiSU também segue até esta terça. Os candidatos devem ler as orientações do Edital 067/2023-Prograd para acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e realizar o envio digital da documentação, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência. Os modelos de documentos encontram-se junto ao edital, no formato PDF.
O acesso ao portal se dá por CPF e data de nascimento, não sendo necessário preencher o campo número de inscrição.
Em caso de dificuldades com o sistema, o candidato deve acessar as orientações do site ufsm.br/sisu, que recomenda experimentar outro navegador ou dispositivo (computador, smartphone ou tablet), bem como reduzir o tamanho dos arquivos. Também é recomendável verificar a conexão com a internet e não usar arquivos diretamente de serviços de nuvem, como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los antes para o aparelho.
No dia 5 de julho, será publicado, também junto ao edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas destinadas a pessoa com deficiência. As webconferências via Google Meet ocorrerão na quinta-feira (6).