ciência

UFSM é 14ª instituição do país com mais publicações de artigos de impacto científico em revistas internacionais

UFSM é 14ª instituição do país com mais publicações de artigos de impacto científico em revistas internacionais

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está em posição de destaque entre as instituições brasileiras com mais publicações de artigos de impacto científico em revistas internacionais. Em três anos, foram cerca de 2,4 mil produções desse tipo, de acordo com o Leiden Ranking 2023. Essa pesquisa é feita pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS), da Universidade de Leiden, na Holanda. Na última edição, foi avaliado o desempenho científico de 1.411 universidades de 72 países diferentes.

Entre as 37 universidades brasileiras que estão no ranking, a UFSM está na 14ª posição. Os primeiros lugares são ocupados por três instituições de São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na quarta colocação está a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Conforme a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, Cristina Nogueira, o resultado é muito relevante, uma vez que o estudo é baseado em dados bibliográficos sobre artigos publicados em revistas científicas que estão na Web of Science, isto é, não são dados informados pela UFSM, são coletados diretamente da plataforma. Os dados revelam que os pesquisadores da UFSM produziram 2.471 artigos com impacto científico, 4.748 publicações com colaboração com outras instituições e com acesso livre, dentre outros indicadores em 5 áreas do conhecimento, a saber, Ciências da Saúde, Ciências da Vida e da Terra, Matemática e Computação, Física e Engenharias e Sociais e Humanas.

– O desempenho da UFSM neste ranking além de apontar o reconhecimento do conhecimento científico gerado, destaca a excelência dos pesquisadores e dos grupos de pesquisa da instituição. Podemos afirmar que a UFSM está bem posicionada globalmente. De fato, a UFSM é uma instituição que cumpre seu papel na geração de conhecimento em um mundo globalizado, atende a critérios internacionais de produção científica de qualidade, assim como produz tecnologia, inovação, sem desviar o foco da inserção na comunidade local e nacional – destacou a pró-reitora.

Além disso, outras três instituições de ensino gaúchas também entraram para o ranking: Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


Universidades brasileiras com mais artigos de impacto científico em revistas internacionais

  • 1ª Universidade de São Paulo (USP) – 20.781 
  • 2ª Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 8.098
  • 3ª Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 7.170
  • 4ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 6.145
  • 5ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 5.960

Universidades gaúchas no ranking

  • 14ª Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 2.471
  • 23ª Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – 1.669
  • 35ª Universidade Federal de Rio Grande (FURG) – 911
  • 36ª Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – 842

Em nível internacional, dentre as 1,4 mil universidades avaliadas, a UFSM está na 641ª posição.

O levantamento, divulgado no dia 21 de junho, leva em consideração apenas os artigos de impacto científico publicados entre 2018 e 2021, que estão na Web of Science, uma base de dados internacional que congrega produções acadêmicas. O requisito para uma universidade fazer parte do ranking é ter, no mínimo, 800 publicações de artigos na Web of Science. Anais de conferências e publicações em livros não são contabilizados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para lista de espera do Sisu podem ser feitas até terça-feira Anterior

Inscrições para lista de espera do Sisu podem ser feitas até terça-feira

Sindicato dos professores municipais define data para a próxima paralisação Próximo

Sindicato dos professores municipais define data para a próxima paralisação

Educação