Fim do vestibular

Ingresso ao Ensino Superior, muito além do conteúdo

"

Se o susto pelas recentes transformações na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já passou, é chegada a hora de pensar adiante. O Diário começa nesta terça-feira uma série de reportagens para esclarecer as mudanças e mostrar os reflexos da decisão polêmica ocorrida no último dia 22: a adoção total das vagas da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

:: UFSM aprova o Enem como forma exclusiva de ingresso um dia antes do fim das inscrições
:: Nos cursinhos de Santa Maria a mudança é de foco
:: Federal vai seguir com a cara de Santa Maria, diz especialista
:: Descontentes com a decisão da UFSM se articulam para protestar
:: Decisão da UFSM de selecionar só pelo Sisu repercutiu em diferentes setores de Santa Maria

Nesta primeira reportagem, explicamos como funciona o Sisu, que é uma novidade para quem deseja estudar em um dos campi da UFSM. Para isso, é necessário que o concorrente faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A novidade já vale para o próximo período de inscrições para o sistema, que ainda não tem data confirmada, quando estarão disponíveis 190 vagas em cinco cursos de graduação no campus de Cachoeira do Sul. Para se inscrever, é necessário que o concorrente já tenha feito o Enem 2013.

Para disputar as demais vagas distribuídas nos quatro campi da UFSM (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Silveira Martins), o concorrente terá de fazer o Enem 2014, que teve mais de 9,5 milhões de inscritos e ocorre em 8 e 9 de novembro deste ano. Ainda não foram confirmadas quantas vagas serão abertas na UFSM.

Atividades devem reunir estudantes e empresários

Está marcada para amanhã, às 10h, na Praça Saldanha Marinho, uma manifestação contra a decisão da UFSM pela total adesão ao Sisu já neste ano. A atividade é organizada pela Cacism, e terá a adesão de estudantes de escolas e cursinhos pré-vestibulares e representantes de entidades empresariais. A intenção é percorrer o Calçadão e seguir em direção à antiga reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto.

A manifestação foi organizada ainda na sexta-feira, um dia após a decisão da Federal de extinguir o vestibular já neste ano. Até a tarde de ontem, mais de 2,7 mil pessoas havia confirmado presença em evento criado via Facebook.

O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por quatro provas objetivas com 45 questões em cada e mais uma redação. Elas são aplicadas em dois dias. Neste ano, o Enem ocorrerá em 8 e 9 de novembro. Todas as universidades e institutos federais, al"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Disciplina por disciplina, o que muda com o Enem

Próximo

Inscrições para o Sisu serão de 2 a 4 de junho

Educação