Foto: Divulgação
O processo para o repasse de R$ 2,1 milhões e implantação do Programa de Inovação Educação Conectada em 61 escolas da rede pública de Santa Maria deu mais um passo para sua efetivação. Durante uma reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nos últimos dias 16 e 17, no Rio de Janeiro, representantes da área de educação do município e do Estado receberam orientações sobre o cronograma e as fases de execução do programa.
A próxima etapa terá início em fevereiro, com a estruturação do projeto em cada escola. Os kits tecnológicos estão previstos para chegar nas instituições contempladas (confira aqui) no início do segundo semestre.
O QUE AS ESCOLAS TERÃO
- Notebooks educacionais
- Carrinho (laboratório móvel), para armazenamento e recarga de netbooks
- Kit de robótica educacional para o Ensino Fundamental
- Acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas
- Contratação de serviços de internet
- Criação de espaço criativo para os alunos
- Formação de professores para uso dos equipamentos
Inscrições para o Sisu são prorrogadas
Até lá, segundo a supervisora de gestão pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Bauer, que participou do encontro, as ações estarão voltadas para a capacitação dos professores, organização dos espaços para receber o material e adequação dos projetos pedagógicos ao sistema digital.
- Essa reunião foi importante para entendermos o passo a passo desse projeto. Cada etapa será monitorada, e teremos que fazer prestações de contas - explica Gisele.
A professora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e articuladora do programa em Santa Maria, Maritê Moro Neocatto, reforça que o investimento em equipamentos e recursos tecnológicos por meio desse programa vai permitir um avanço na forma de se dar aula em 23 escolas da rede municipal e em 38 da rede estadual.
O PROGRAMA
- O Programa de Inovação Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet incentivar o uso de tecnologia digital na Educação Básica
- Para isso, propõe ações em quatro aspectos: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura
- Tem como desafios capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoiar as escolas com recursos técnicos e financeiros