
Foto: João Vilnei
Cerca de 200 alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Major Tancredo Penna de Moraes, localizada no distrito de Palma, em Santa Maria, comemoraram a liberação de um novo espaço para as atividades.
Após a interdição do prédio original da escola, em fevereiro de 2023, por problemas estruturais, os estudantes estavam recebendo aulas no salão paroquial da Comunidade Santa Terezinha. Agora, um novo espaço está à disposição para que as aulas ocorram nas condições adequadas para o desenvolvimento de todas as atividades.
Na manhã de quarta-feira (10), um ato oficial marcou a abertura do novo espaço, alugado, com investimento de R$ 58 mil mensais pela prefeitura, que fica às margens da RSC-287.
A secretária de Educação, Lúcia Madruga, acompanhou a abertura das salas, junto ao secretário adjunto, Marcio Carvalho, que contou com hasteamento da bandeira do Brasil e tradicionais discursos.
Carvalho explica que o local onde as aulas estavam ocorrendo não era ideal para o desenvolvimento das atividades escolares. Por isso, a Smed alugou um local para que as aulas ocorram. Durante a transição para a sede locada, os alunos ficaram 15 dias sem aula, que serão recuperadas.
– O prédio foi todo readequado pela equipe, com auxílio da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. O investimento foi do proprietário do imóvel, e o contrato de aluguel é de cinco anos. Não quer dizer que vamos ficar esse período todo no local, mas temos essa disponibilidade, explica.
Segundo Marcio Carvalho, a reforma da sede oficial da EMEF Major Tancredo Penna de Moraes está em estudo e existe a possibilidade de que seja necessário construir outro prédio para abrigar a instituição.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria.