universidade

Curso de História da UFSM terá disciplina sobre Harry Potter

da redação*

Foto: Divulgação

Uma disciplina diferente vai agregar a grade curricular do Curso de História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no próximo semestre. A cadeira 'Fenômenos Literários Contemporâneos: Harry Potter e a virada do milênio' pretende estudar o impacto da série na gerações da virada do milênio.

De acordo com a professora Nikelen Witter, que vai ministrar a disciplina e trabalha com História Contemporânea, o interesse pelo tema vem tanto por parte dos estudantes como dela própria. Ela conta que já há uma significativa produção acadêmica sobre os livros.

- Minhas pesquisas se voltam para o universo da literatura de fantasia e seus reflexos e impactos sociais. Harry Potter revolucionou o mercado de ficção, é um marco na literatura infanto-juvenil e ainda trata de temas caros ao século XX e à virada do milênio - fala.

VÍDEO: santa-mariense encontrou na pintura fonte de renda extra

A iniciativa não é a primeira no Brasil. No ano passado, a Universidade de São Paulo (USP) ofereceu um curso sobre a saga, que se chamava "Harry Potter: caminhos interpretativos". Já no programa da disciplina da UFSM, estão temas como abuso infantil, determinação e liberdade, escravidão moderna, banalidade do mal, além de conceitos de revolução, resistência, conservadorismo e resiliência.

- Há grande riqueza de temas e uma ampla produção bibliográfica acadêmica sobre a série - afirma Nikelen.

Orquestra da Ulbra apresenta 'Beatles Magic Classic Tour' hoje

A disciplina vai ter carga horária de 30 horas, nas quartas à tarde e vai contar com 50 vagas, inicialmente como optativa para os alunos da História, mas poderá também ser cursada por alunos de outros cursos.

*Colaborou Leonardo Catto


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo do Estado lança concurso de aplicativos e games para escolas públicas Anterior

Governo do Estado lança concurso de aplicativos e games para escolas públicas

Divulgado resultado da primeira chamada do ProUni Próximo

Divulgado resultado da primeira chamada do ProUni

Educação