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Como a pandemia impactou as instituições de ensino superior privadas de Santa Maria

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Se, por um lado, as estratégias pedagógicas tiveram que ser alteradas para dar conta do ensino remoto durante a pandemia, a possibilidade de manter o ensino não-presencial fez com que as matrículas registrassem aumento em diversas instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Santa Maria. Com investimentos em novas tecnologias e equipamentos, além de negociações com alunos inadimplentes, as faculdades e universidade conseguiram manter a estabilidade financeira durante o período em que muitas empresas encontraram dificuldades. 

Fadisma está com processo seletivo aberto para ingresso em 2021

A equipe do Diário entrou em contato com reitores e diretores de sete instituições de Ensino Superior de Santa Maria: a Universidade Franciscana (UFN), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Faculdade Palotina (Fapas), Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), Faculdade Metodista Centenário (FMC), Faculdade Sobresp e Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma). Em comum, estão as novas opções de ingresso nos processos seletivos, com ênfase no formato online ou outras opções de acesso aos cursos de graduação. A UFN, por exemplo, utilizará apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção para ingresso em 2021. A Sobresp, além dos resultados do Enem, também oferece a possibilidade de o candidato fazer uma prova de redação (confira, no quadro, todas as modalidades).

Outro ponto convergente foi o investimento em novas tecnologias e aprimoramento das possibilidades do ensino remoto. Na Fadisma, conforme o diretor geral, Eduardo de Assis Brasil Rocha, há mais de três anos a instituição dá atenção especial para a aquisição de aparelhos e capacitação de professores:

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- A Fadisma vem investindo no ensino a distância, em alta tecnologia e na capacitação de docentes e pessoal. Porque não adianta comprar equipamentos se a pessoa não souber manejá-lo. A pandemia só acelerou aquilo que já vínhamos nos preparando. Mas o investimento tecnológico também inclui a capacitação. A metodologia não é substituir o professor pela tecnologia. 

ECONOMIA
Para evitar a inadimplência, as instituições adotaram estratégias de negociação com os alunos. O objetivo era manter todos matriculados, entendendo que a situação também afetava os estudantes e, por vezes, dificultava o pagamento das mensalidades. Na Sobresp, por exemplo, além de renegociar dívidas, foi constatado um aumento de mais de 30% nas matrículas de especialização e de quase 20% nas de graduação.  

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A Ulbra também percebeu um aumento no número de matrículas. O diretor, Mauro Cervi, atribui os novos alunos, principalmente, à qualidade do ensino remoto da instituição e aos descontos oferecidos aos novos estudantes.

Já na Fapas, o diretor, Jadir Zaro, afirma que não houve uma desistência expressiva. Alguns alunos estão cursando créditos a mais justamente por não precisarem se deslocar até a instituição e poderem realizar as aulas de forma online. No que diz respeito à inadimplência, ele afirma que houve um aumento mínimo, e que os esforços foram direcionados para as negociações diretamente com cada aluno. 

- Não é algo preocupante. À nível da gestão, a gente conversa muito quando há algum alerta que chama a atenção, como quando há um sinal de que um aluno esteja com alguma dificuldade e não consegue se manter, que perdeu o emprego. Todos os colaboradores internos estão orientados para fazer esse atendimento individualizado, para que a pandemia não faça com que o estudante desista do estudo - afirma Zaro.

As mudanças causadas pela pandemia

UFN

  • Processo seletivo - Será exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  • Ensino remoto - Houve uma qualificação das ferramentas de tecnologia da informação para o ensino. Também foram intensificadas as capacitações dos professores para o uso de ferramentas digitais, novas plataformas e para produção de materiais de ensino digitais. Já os cursos EAD seguiram com o planejamento e calendário originais

Sobresp

  • Processo seletivo - Está totalmente digital. O candidato pode usar a nota do Enem ou fazer uma prova de redação online
  • Ensino remoto - Houve contratação de novos tutores para a modalidade online. Professores da instituição passaram por capacitação para utilizar as ferramentas e as plataformas digitais

Fadisma

  • Processo seletivo - Poderá ser realizada uma prova de redação online, utilizado o desempenho em processo seletivo de vestibulares, nota do Enem ou histórico escolar de Ensino Médio ou equivalente
  • Ensino remoto - Há mais de três anos já fazia investimento em tecnologias. Durante o período, aprimorou o ensino remoto e trabalhou na qualificação dos professores para o uso das ferramentas disponíveis

Ulbra

  • Processo seletivo - Pode ser feita uma prova de redação online
  • Ensino remoto - A instituição já utilizava o Google for Education e uma plataforma própria, chamada Aula. A transição para o sistema remoto se deu, segundo a instituição, de forma natural

Fisma

  • Processo seletivo - Pode ser feito vestibular online agendado, aproveitamento do resultado de processos seletivos anteriores a partir de 2017 e aproveitamento da nota do Enem
  • Ensino remoto - A partir do final de 2018 até o final de 2019, a instituição já havia investido cerca de R$ 470 mil na ampliação e introdução de tecnologias digitais. Com a pandemia do novo coronavírus, foi elaborado um plano estratégico que prevê, até o segundo semestre letivo de 2021, um investimento de cerca de R$ 1,4 milhão

FMC

  • Processo seletivo - Está totalmente digital
  • Ensino remoto - A instituição investiu em plataformas digitais para a realização das aulas remotas. Além disso, o sistema Moodle foi implantado também aos alunos da graduação presencial (antes era apenas para o EAD). Também foi proporcionado aos alunos, por meio das aulas remotas, a oportunidade de cursar disciplinas com professores de outras instituições da Educação Metodista, bem como os docentes da FMC ministrarem aulas a alunos de outras IES

Fapas

  • Processo seletivo - De forma online ou com hora marcada na instituição, de forma individualizada
  • Ensino remoto - Foi feito um investimento na reestruturação interna na instituição. Também foi realizado investimento em plataformas para realização de aulas online, suporte aos professores e de atendimento aos alunos. Já havia um projeto anterior de fortalecimento do EAD, com parceria com a Universidade La Salle, criando um novo polo junto com a Fapas para criação de novos cursos online

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