Foto: Senac-RS (Divulgação)
O Senac-RS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Integrado de cursos técnicos gratuitos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), com oferta de 4.868 vagas em todo o Rio Grande do Sul. As inscrições seguem até 21 de abril e podem ser feitas pela internet ou presencialmente. As aulas começam no dia 5 de maio. A iniciativa busca ampliar o acesso à qualificação profissional e facilitar a inserção no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de comércio, serviços e turismo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Do total de vagas, 2.623 são para cursos presenciais, distribuídos em unidades do Senac-RS em diferentes municípios, incluindo Santa Maria, enquanto 2.245 oportunidades são ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EAD), permitindo a participação de candidatos de todo o Estado.
A seleção contempla 24 cursos técnicos e especializações em áreas com alta demanda, como gestão, saúde, tecnologia e turismo. Entre as opções estão Técnico em Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Recursos Humanos e Logística, além de especializações técnicas na área da saúde.
Segundo o gerente de Educação Profissional do Senac-RS, Sidinei Rossi, o programa contribui para ampliar oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e promover transformação social por meio da educação.
Podem se inscrever candidatos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, que atendam aos requisitos de idade e escolaridade. Para a maioria dos cursos, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Já as especializações técnicas em saúde exigem formação prévia como técnico em enfermagem.
Distribuição das vagas por cursos
Presenciais
- Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família: 18
- Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho: 95
- Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência: 85
- Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica: 40
- Técnico em Administração: 943
- Técnico em Comércio Exterior: 80
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 90
- Técnico em Enfermagem: 140
- Técnico em Eventos: 60
- Técnico em Finanças: 90
- Técnico em Guia de Turismo: 70
- Técnico em Informática: 78
- Técnico em Logística: 22
- Técnico em Marketing: 282
- Técnico em Óptica: 30
- Técnico em Podologia: 40
- Técnico em Qualidade: 20
- Técnico em Radiologia: 40
- Técnico em Recursos Humanos: 335
- Técnico em Segurança do Trabalho: 65
EAD
- Técnico em Administração: 210
- Técnico em Contabilidade: 285
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 90
- Técnico em Guia de Turismo: 55
- Técnico em Logística: 337
- Técnico em Meio Ambiente: 242
- Técnico em Qualidade: 307
- Técnico em Recursos Humanos: 255
- Técnico em Secretariado: 279
- Técnico em Segurança do Trabalho: 75
- Técnico em Transações Imobiliárias: 110
Criado em 2008, o Programa Senac de Gratuidade tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional para pessoas de baixa renda, contribuindo para a redução das desigualdades e a formação de profissionais qualificados.
Como se inscrever
Cursos presenciais: www.senacrs.com.br/psg
Cursos EAD: www.ead.senac.br/gratuito
Também é possível realizar a inscrição presencialmente nas escolas do Senac-RS
Vagas: 4.868
Inscrições: até 21 de abril
Resultado: 23 de abril
Matrículas: de 24 de abril a 4 de maio
Início das aulas: 5 de maio
Onde: unidades do Senac-RS e online (EAD)