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Atividades da rede municipal recomeçam de forma remota a partir da próxima segunda

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O ensino remoto, com envio de atividades pelas redes sociais ou até mesmo impressas até a casa dos alunos, é o novo método oficial adotado pela rede municipal de Santa Maria durante a pandemia. O encaminhamento de materiais por e-mail, WhatsApp ou Facebook, por exemplo, já é um procedimento adotado por escolas da cidade e, agora, conforme a secretária de Educação, Lúcia Madruga, passa a ser uma política da pasta.

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A partir da próxima segunda-feira, 20 de julho, começa a valer um regramento para que o ano letivo seja retomado de forma remota. Ao seguir as normas, as direções das escolas poderão validar as aulas. As normativas valem para o Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e têm como base resoluções do Conselho Municipal de Educação, e normativas e protocolos da prefeitura. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Jorge Pozzobom e pela secretária Lúcia no início da noite desta quarta-feira, por meio de uma live no Facebook (assista abaixo).

Durante a live, foram apresentadas as regras que tratam dos conteúdos abordados, cuidados de saúde ao longo do ensino remoto e administração escolar. Não há padrão estabelecido sobre formato de mídia, se por vídeos ou textos. O estilo fica a critério de cada escola e professor, de acordo com a especificidade da matéria e as necessidades da turma.

- Certamente, teremos de cumprir muito mais em menos tempo, por isso tivemos de rever o currículo escolar. É um currículo emergencial, construído com muito diálogo. As atividades que as escolas já fizeram até agora terão o seu momento de avaliação e validação depois - explica a secretária.

O modelo diversificado serve para atender as diferentes realidades dos cerca de 20 mil alunos, 1,6 mil professores e 200 outros servidores da rede pública do município. 

- Queremos garantir o direito à educação. Para isso, tivemos quatro meses de formação dos professores e preparação para o ensino remoto - afirma o prefeito.

O modelo digital de ensino não será a plataforma adotada para todos. A entrega física do material, aos moldes do que já estava sendo feito em maio e junho para estudantes das escolas do campo e portadores de necessidades especiais, vai seguir sendo feito.  

- Entendemos o ensino remoto como todo atendimento educacional que vai até o aluno, por vários meios. Dentre eles, a tecnologia. As escolas precisam estar na internet e também devem se preocupar com aqueles que não têm acesso à tecnologia, realizando entregas de atividades presencialmente - pondera Lúcia.

Nesta quinta e sexta-feira, a prefeitura terá reuniões com os diretores de escolas para tratar da retomada. Os documentos com todas as instruções ficarão disponíveis no site do Executivo.

OUTRAS IDEIAS
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem outros projetos encaminhados para estruturar o ensino remoto. Um deles é a utilização do Google Classroom - o mesmo utilizado pela rede estadual. Ao longo deste mês, um teste da plataforma será feito com seis instituições para que, se tudo ocorrer bem, ela seja adotada por toda a rede.

Além disso, uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está encaminhada para que a estrutura da TV Campus e da Rádio Universidade seja usada para a veiculação de aulas, inclusive com a participação de alunos dos cursos de licenciatura e Pedagogia. A TV Câmara foi igualmente colocada à disposição pelo Legislativo.

Também há a possibilidade da criação de uma sala no prédio da secretaria para servir de apoio técnico a professores que queiram trabalhar com vídeos. Um repositório que acumula todos os conteúdos produzidos pelos servidores pode ser criado.

Os ônibus da pasta serão equipados para levar sinal Wi-Fi para comunidades de Santa Maria que tenham dificuldade de acesso, a exemplo do NetBus, iniciativa adotada pela prefeitura de Santiago. 

ALGUMAS DETERMINAÇÕES

  • Os profissionais que entregarem o material deverão fazer uso de máscaras e proteção facial de acrílico e fazer o uso do álcool gel 
  • Orientar que os responsáveis não venham acompanhados com crianças da Educação Infantil ou dos anos iniciais
  • Orientar para que a retirada de materiais seja feita, preferencialmente, pelos responsáveis que não pertençam ao grupo de risco da Covid-19
  • Estabelecer demarcação no solo que oriente o distanciamento entre os responsáveis dos alunos que estão aguardando nas filas no mínimo de dois metros
  • Orientar para que não permaneçam na escola após a retirada do material, evitando a aglomeração
  • Nos anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Ensino Remoto deverá ser desenvolvido no viés da interdisciplinaridade, abrangendo, no mínimo, dois componentes curriculares
  • Os professores devem desenvolver as ações do ensino remoto e manter o contato efetivo com os estudantes e com as famílias dentro da sua carga horária de trabalho
  • O ensino remoto, para fins de registro letivo e organização pedagógica, compreenderá a carga horária semanal do estudante, levando em conta os critérios e a organização do ensino remoto para cada etapa do ensino fundamental e suas respectivas modalidades, que será registrado por instrumento próprio fornecido pela mantenedora (Smed)

*Colaborou Rafael Favero e Jaiana Garcia

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