Fim do vestibular?

Alunos recebem notícia do retorno do vestibular da UFSM com desconfiança

Maurício Araujo

"

A decisão da Justiça Federal pelo retorno do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ainda este ano pegou de surpresa alunos e professores de cursinhos pré-vestibulares. Muitos viram a decisão com alegria e comemoração, mas, uma boa parte, recebeu a notícia com desconfiança. Os estudantes acreditam que a restituição do vestibular compromete o cronograma.

:: Justiça Federal determina retorno do vestibular da UFSM neste ano 
:: Reitoria afirma que irá recorrer da decisão sobre o retorno do vestibular
:: 'Foi a decisão correta e que corresponde ao interesse da cidade', diz Schirmer

Segundo eles, a decisão desta terça-feira mexe com a estrutura de estudos. Se antes os alunos fariam apenas a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para disputar uma vaga na UFSM _ através do SiSU_, agora terão que se dedicar, mais uma vez, ao vestibular.

_ Só esperamos que não mudem, mais uma vez. É muita oscilação. Uma hora tem vestibular, outra não. Quem se prepara para uma vaga na UFSM está confuso com tantas decisões em pouco tempo_ conta Kamila Durigon, 19 anos, que se candidatará a uma vaga em Farmácia.

Com a decisão da UFSM em extinguir o vestibular no dia 22 de maio, os alunos miraram apenas no Enem, ou seja, em um novo método e estrutura de prova. A preocupação se dá, também, pelo tempo perdido em se dedicar para as questões cobradas pelo tradicional vestibular da universidade.

_ Parei de ler as obras obrigatórias (de Literatura para o vestibular). Isso é preocupante. Não sei se mudará tudo, ou só um pouco, se a nota do Enem será usada integralmente ou uma parte dela. Novamente, estamos no vácuo _ refletiu Deborah Knebel, 19 anos, que se candidatará a uma vaga em Medicina.

Em contrapartida, os professores de cursinhos pré-vestibulares não negaram a felicidade na decisão da Justiça Federal em retomar o vestibular:

_É um 'retrocesso' positivo na continuidade do projeto pedagógico que iniciamos desde janeiro. A decisão pelo retorno do vestibular valoriza a preparação dos alunos. É uma decisão que repercute positivamente_ afirma o professor de Física do Riachuelo, Anderson Ellwanger.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

DCE divulga nota sobre a decisão da Justiça que determina o retorno do vestibular da UFSM neste ano

Próximo

'Foi a decisão correta e que corresponde ao interesse da cidade', diz Schirmer

Educação