capacitação profissional

Abertas inscrições de curso para jovens que querem entrar no mercado de trabalho

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Em oito anos, o Coletivo Jovem já formou 1.400 jovens para o mercado de trabalho. Na foto, turma que se formou em dezembro de 2019

A preparação para o mercado de trabalho, principalmente em momentos de crise econômica, é um grande desafio. Neste momento, é preciso estar bem preparado antes de tentar a vaga para o tão sonhado primeiro emprego. Para ajudar centenas de jovens, estão abertas as inscrições para o curso de capacitação profissional do Coletivo Jovem, programa do Instituto Coca Cola Brasil organizado na cidade pela CVI Refrigerantes. Podem participar adolescentes a partir de 16 anos até jovens de 25 anos, com Ensino Médio completo ou incompleto (cursando atualmente ou não). 

A iniciativa ocorre em Santa Maria desde 2012. O coletivo é instalado junto ao Projeto Nações em Ação, anexo à Igreja Templo das Nações, mas, durante a pandemia, não há atividades presenciais.

Animal do Período Triássico é descoberto em Agudo

A jovem aprendiz Sthefany Mello Rodrigues, 20 anos, se formou no curso há um ano. Para ela, o curso contribui com o desenvolvimento pessoal e profissional através das aulas, dinâmicas e atividades:

- Eu era bastante tímida, nem conseguia apresentar trabalho na escola direito em função disto. Com o curso, veio o desafio do diálogo entre colegas, mas foi muito positivo para mim. Foi uma grande evolução.

COLETIVO ONLINE
Em meio à pandemia, as aulas também precisaram ser adaptadas para não interromper com o propósito de ajudar pessoas. Assim, estão sendo ofertadas vagas para o Coletivo Online. Os conteúdos são curtos e objetivos e serão enviados aos alunos pelo Whatsapp, duas vezes por semana.

O curso é totalmente gratuito e as vagas são limitadas, para o Rio Grande do Sul, são ofertadas 240. As inscrições também são realizadas de forma online (no link abaixo). Quem já fez o Coletivo Jovem pode fazer o Online também. O início das aulas está previsto para 19 de outubro e tem duração de cinco semanas.

Segundo a coordenadora de desenvolvimento de mercado da CVI, Lisiane Marques Larecki, o treinamento é, também, uma importante experiência o currículo destes jovens.

- O curso prepara para o mercado de trabalho e vida. Empodera jovens e ensina a fazer planejamentos de vida, de forma prática - diz a coordenadora.

Jornada Acadêmica virtual da UFSM tem mais de 4 mil trabalhos inscritos

Os conteúdos do curso versam entre o marketing, produção de eventos e comunicação e tecnologia, conforme o educador social Vinicius Denardin:

- Além da diferença de percepção e de atitudes, vê-los conquistando empregos é gratificante.

Ainda conforme Lisiane, o foco do projeto, atualmente, é chamar mais empresas para contribuir. O que se espera de outras empresas é a abertura de vagas de emprego para os jovens que se formam no curso.

- Nosso foco é fazer uma diferença real nas vidas deles. Além dos importantes aprendizados para a vida, ansiamos que os que entram buscando um emprego o alcancem - explica Lisiane.

PARA SE INSCREVER

  • Quem - Para jovens de 16 a 25 anos, de todo Estado 
  • Quando - Vagas abertas até 14 de outubro
  • Onde - Inscrição em bit.ly/2Sjw83r
  • Quanto - De graça

*Colaborou: Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Colégio Tiradentes oferece 110 vagas na região

Próximo

Animal do Período Triássico é descoberto em Agudo

Educação