Obra de escola do Pró-Infância está 99% concluída em Santa Maria; veja o que falta para ser inaugurada

Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)

Após um longo processo, a Escola Municipal de Educação Infantil Roberto Antônio Belinaso (antiga Emei Medianeira) está mais perto de ser entregue à comunidade de Santa Maria. Conforme a prefeitura, “a obra está 99% concluída” e no momento, estão sendo feitos alguns ajustes. Orçado em mais de R$ 5,3 milhões, o projeto é executado atualmente pela Binotto Construções. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Obra

O prédio da Emei Roberto Antônio Belinaso está localizado entre as ruas General Osório e João Batista da Cruz Jobim, no Bairro Nossa Senhora Medianeira. Segundo a prefeitura, a instituição ainda não foi inaugurada, porque faltam realizar “ajustes nos acabamentos de telhado, pintura, vidros, forro, fechadura das portas, pintura de grades e acabamentos de cerâmica, incluindo limpeza”.

Com recursos do Programa Pró-Infância, a construção da Emei iniciou em 2014, com alguns empecilhos. A obra foi interrompida na fase inicial, quando a vencedora da primeira licitação abandonou o projeto. Anos depois, a ordem de serviço foi assinada em setembro de 2022 com a Binotto Construções. 

Em participação no programa Sala de Debate - Segunda Edição, a secretária municipal da Educação, Lúcia Madruga, falou sobre a entrega desta unidade:

– Já estamos com os alunos matriculados e quase iniciando as atividades da escola que se denominava Medianeira e agora, foi renomeada com o nome de Roberto Belinaso, um servidor de Santa Maria que foi homenageado pelos colegas. Então, temos ali um espaço para cerca de 125 crianças se for turno integral e mais de 200 se for só um turno. Mas essa escola já está destinada a ser de turno integral.

Com turmas do berçário até a Pré-Escola, a Emei deve contar com uma equipe composta por 20 profissionais, entre professores, diretor (a), vigia, funcionários para prestação de serviços de alimentação escolar e serviços gerais.  

Quem foi Roberto Antônio Belinaso?

O novo nome da Emei homenageará o ex-servidor da Prefeitura de Santa Maria, Roberto Antônio Belinaso, que morreu em 3 de agosto de 2021.

A proposta partiu do Poder Executivo, que protocolou o Projeto de Lei (PL) 9.671/2023 na Câmara de Vereadores. Conforme o documento, Belinaso iniciou no cargo de Agente Administrativo da prefeitura em 2 de março de 2001, atuando inicialmente na Central de Matrículas da Secretaria Municipal da Educação. 

Em 2011, ele passou a integrar o quadro de servidores da Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa, trabalhando junto à Coordenadoria de Cadastro. Seis anos depois, em 13 de fevereiro de 2017, Belinaso foi nomeado  Coordenador de Recursos Humanos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Período para solicitar isenção da taxa do Enem inicia nesta segunda-feira Anterior

Período para solicitar isenção da taxa do Enem inicia nesta segunda-feira

Prêmio Meninas Olímpicas é entregue a sete estudantes santa-marienses na Assembleia Legislativa Próximo

Prêmio Meninas Olímpicas é entregue a sete estudantes santa-marienses na Assembleia Legislativa

Educação