Foto: Alice Pozzobon
A 2ª edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (2ª Onfil) reuniu estudantes de escolas públicas e privadas vindos de 17 estados em Santa Maria. O evento, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de outubro, foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além de escrever ensaios filosóficos e concorrer a medalhas e menções honrosas, a turma demonstrou a paixão pela Filosofia e as oportunidades que ela tem a oferecer. Esse foi o caso de uma das medalhistas de ouro, Yasmin Balistero Fardin, 18 anos, que veio da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, para o coração do Rio Grande.
– Meu sonho sempre foi entrar no curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM. Não sabia que a final da Onfil era em Santa Maria. Quando descobri, fui atrás de patrocínio e fiquei maravilhada. Nunca pensei que a Filosofia pudesse me levar tão longe.
A professora Vanessa Arienti, de Treze Tilhas, em Santa Catarina, participou do evento pela primeira vez e celebrou a menção honrosa que aluno da Escola de Educação Básica São José, Vinícius Mendes Oliveira, 18, recebeu.
– É como se estivéssemos em um universo paralelo, vivendo uma intensidade filosófica. Ter acesso a grandes pesquisadores e saber o que está sendo desenvolvido no ápice do pensamento brasileiro atual é muito valioso. É uma quebra de paradigmas e ainda resgata a nós, professores da educação básica, da invisibilidade. Também tira a Filosofia da marginalização. Até porque ela é a mãe de todas as ciências, não pode ser negligenciada – afirma Vanessa.
Organização
Essa edição contou 192 jurados, muitos deles professores e pesquisadores universitários, de todas as regiões do país. A Onfil propõe a criação de um ensaio filosófico, a partir da escolha de um de quatro tópicos apresentados somente no momento do desafio, exigindo do aluno mais do que conhecimento específico em Filosofia. A prova tem duração de quatro horas.
Segundo o idealizador e coordenador nacional da Onfil, e também professor do Colégio Israelita Brasileiro (CIB) Gustavo Coelho, o desafio de organizar um evento que envolveu milhares de estudantes é imenso, mas gratificante.
– Os estudantes saem daqui valorizando muito mais a experiência que viveram e o contato com outros estudantes do que qualquer prêmio que tenham recebido ou não recebido. Para nós, é inspirador ver que temos uma juventude com grande capacidade reflexiva, engajada em discutir questões que interessam a todos e muito aberta ao diálogo – conta Coelho.
Para a diretora geral da olimpíada e docente da UFSM Mitieli Seixas da Silva, esta edição foi a consolidação de um percurso que se iniciou em 2024:
– É a demonstração de que estamos contribuindo, ao nosso modo e dentro de nossos limites, para tornar o ensino de Filosofia na educação básica uma disciplina não apenas mais interessante para os jovens, mas também mais valorizada socialmente. Tenho certeza que a Onfil marcou a vida de cada um desses professores e estudantes, assim como marcou a minha.
A 2ª Onfil é promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em articulação com instituições públicas e privadas de todas as UFs e com financiamento dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e Capes. Também conta com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). A livraria Athena e a Editora Phi foram parceiras na doação de livros, presenteados aos participantes do evento.
Premiados da etapa final
Menção Honrosa
- Theo Maciel Machado de Araújo, Colégio Arena, Goiânia - GO
- Ana Júlia Silva Machado, Colégio Pedro II - Campus Realengo II, Rio de Janeiro - RJ
- Ágatha Vitória Ramos Fonseca, Escola Estadual Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri/PA
- Vinícius Mendes Oliveira, EEB São José, Treze Tílias - SC
Bronze
- Antônio Negromonte Chaves, Colégio Augusto Laranja, São Paulo - SP
- Liah Zaina Santiago Queiroz, IFCE - Fortaleza, Fortaleza - CE
- Rafael Vieira Regis Damasceno, CEPMG Waldemar Mundim, Goiânia - GO
- Arthur Breno Nogueira da Cruz, IFRN - Campus Mossoró, Mossoró - RN
- Arson Alves de Lima de Monteiro, Único Educacional Ltda, Brasília - DF
Prata
- Heitor Rodrigues Vital, IFMT - Cuiabá, Cuiabá - MT
- João Henrique Lucena Meirelles, Colégio João Paulo I - JPSUL, Porto Alegre - RS
- Jorgy Luís Morais de Lira, ETSC/UFCG, Cajazeiras - PB
- Beatriz Di Nur Wakabayashi, Escola Móbile, São Paulo - SP
Ouro
- Yasmin Balistero Fardin, Escola Nova Dinâmica, Sorriso - MT
- Enzo Moro Tavares, Escola Móbile, São Paulo - SP
- Isak Barros de Morais Sampaio, IFBA - Jequié, Jequié - BA
Concurso
A Onfil é aberta a estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas de qualquer Unidade da Federação que não tenham concluído o Ensino Médio antes do segundo semestre e que tenham até 19 anos até o final do ano. Anualmente, um novo edital é lançado no site da Onfil com as instruções sobre como participar.
Os critérios de avaliação dos ensaios a serem produzidos pelos participantes são: relevância para o tópico, compreensão filosófica do tópico, poder persuasivo de argumentação, coerência e originalidade. Durante o concurso, são premiados quatro estudantes de escolas públicas de cada uma das cinco regiões do país mais bem colocados na Etapa Regional com Bolsas de Iniciação Científica Jr. – no valor de R$ 300 mensais por até 6 meses – concedidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), respeitadas as cotas de 50% para estudantes meninas, 30% para estudantes negros(as), 10% para estudantes indígenas e 10% para estudantes com deficiência (PCD).
Já os melhores colocados na Etapa Final da Olímpiada são agraciados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de Menções Honrosas, além de terem os ensaios publicados no site do concurso. Após essa etapa, são selecionados os 20 melhores colocados de cada região para participar da Seletiva Nacional para a 34ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO). Os vencedores representarão o Brasil no evento, que será realizado em maio de 2026, em Varsóvia, na Polônia.
*com informações da assessoria da Onfil