serviço terceirizado

150 prestadores de serviço de limpeza e administrativos na UFSM cumprem aviso prévio

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Renan Mattos (Diário)

Depois de anunciar cortes expressivos no orçamento, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) continua tendo de ajustar as contas. Após revisão de contratos de serviços terceirizados, a Federal anunciou a redução de R$ 5 milhões. Um dos contratos em vigência desde 2014 - o de limpeza, postos de manutenção e serviços administrativos - vence amanhã. Com isso, cerca de 150 colaboradores da Sulclean, empresa responsável por essas demandas nos campi da UFSM, estão com aviso prévio correndo.

No entanto, a Sulclean foi a vencedora do novo processo licitatório que ocorreu no mês passado e continuará a prestar os serviços para a UFSM. Segundo a universidade, o contrato anterior, de R$ 28,968 milhões anuais, foi fracionado em dois: um de R$ 22,565 milhões, que engloba os serviços administrativos, de limpeza e manutenção, e outro de cerca de R$ 1 milhão, referente à limpeza de áreas verdes externas. No total, são R$ 23,5 milhões pactuados, o que gera uma redução de custos de R$ 5,468 milhões por ano à UFSM. A empresa recebeu, ontem, o novo contrato para ser avaliado.

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Com a redução dos valores que serão repassados à empresa vencedora da licitação e com os avisos terminando, alguns funcionários ainda não sabem se permanecerão nos postos ou se serão substituídos.

- Já sabemos que tem gente contratada para o nosso lugar. O aviso foi entregue no setor, mas não dizem que vamos ficar nem que vamos sair. A questão é não ter um retorno. Não veio ninguém explicar a situação. A gente procura e não dizem nada, não tem uma posição. E isso dá um desânimo - relatou um funcionário terceirizado que trabalha no setor de manutenção da UFSM que preferiu não se identificar.

Segundo o diretor administrativo da Sulclean, Marlus Tombesi, os servidores poderão ser recontratados, e as revisões dos contratos com cada funcionário deverá ser finalizada ainda esta semana. Conforme Tombesi, ainda não há uma definição sobre o número final de cortes e recontratações. No início da noite de ontem, a Sulclean confirmou que, inicialmente, seriam 500 avisos prévios, dos quais 350 foram cancelados, pois esses profissionais serão reaproveitados.

- É um novo contrato não é uma continuidade do que se tem. Houve mudanças. O que acontece, muitas vezes, é que a gente faz reavaliações de desempenho. As demissões não necessariamente vão ocorrer porque o contrato diminuiu, mas podem acontecer por avaliação pessoal mesmo. Não há número de empregos reduzidos, há uma troca. Novas pessoas são contratadas, e algumas acabam saindo - explicou Marlus.

O QUE DIZ O REITOR
De acordo com o diretor administrativo da Sulclean, os novos contratos não foram assinados. Segundo o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, uma reunião com a empresa deve ser marcada para os próximos dias.

- Queremos oferecer uma resposta à comunidade. Não imaginávamos que um novo contrato geraria isso. São trabalhadores que fazem a universidade funcionar. Nos preocupamos muito (com a situação). Primeiro, pela perda de emprego das pessoas. Segundo, pelo contrato e pela qualidade do serviço. Nós não temos ingerência nesse processo. Nosso limite esbarra na assinatura do contrato - disse o reitor.

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Em um vídeo divulgado na segunda-feira, Burmann comentou a renovação de licitações e contratos com empresas terceirizadas, em que afirma que as empresas vencedoras das licitações são as únicas responsáveis pela definição do número de servidores a serem utilizados nas funções contratadas. Num trecho do vídeo, ele fala que "eventuais demissões que possam ocorrer no processo, serão definidas única e exclusivamente pela empresa vencedora do processo licitatório" e que qualquer ocorrência nesse sentido "não tem responsabilidade da universidade".

Segundo a assessoria de comunicação do gabinete do reitor, a economia no valor de um ano para outro refere-se à otimização dos recursos mediante avaliação das reais necessidades, e não diz respeito a corte de verbas. Ainda conforme a assessoria, se o serviço não estiver sendo prestado adequadamente, a UFSM vai tomar as medidas legais para a garantia das atividades.

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