Foto: Vinicius Becker (Diário)
A chuva que caiu sobre Santa Maria na manhã desta segunda-feira (4) não diminuiu a movimentação no campus da UFSM. Pelo contrário, o hall do Restaurante Universitário (RU) principal se encheu de vida com o início da recepção aos cerca de 2 mil novos alunos para o segundo semestre de 2025. Entre uma feira de brechós, música e uma cabine de fotos, veteranos aplicavam as tradicionais pinturas nos rostos dos "bixos" e as tradicionais brincadeiras, marcando o retorno das aulas e o começo de um novo ciclo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Hoje é um dia de chuva, né? Mas um dia muito importante na nossa universidade, onde começa a ter vida na universidade de novo com o retorno das aulas. Claro que ela nunca para, pesquisa, extensão, mas o retorno das aulas é fundamental - afirmou o reitor da UFSM, Luciano Schuch, que estava pelo local.
Acolhida no campus
Organizada pelos bolsistas do gabinete do reitor em conjunto com outras unidades da universidade, a recepção oficial se concentrou no RU, com uma feira que incluía brechós, venda de doces e cosméticos naturais.
– Hoje está sendo realizado a recepção estudantil para o segundo semestre. Aqui na frente do RU nós teremos atrações culturais, músicas, temos brechós, então a ideia é desenvolver uma boa recepção para o estudante que está chegando - explicou Vitória Silveira, bolsista do gabinete do reitor.

A cerimônia oficial de abertura, que contaria com a fala do reitor, foi transferida para a manhã de terça-feira (5), às 10h30min, devido à chuva.
A tradição dos veteranos
Enquanto a programação oficial se desenrolava, os veteranos realizavam os tradicionais trotes. No curso de Agronomia, os calouros vestiam sacos, galhos de árvores e exibiam batatas peduradas ou nas unhas.

– Tá muito bom, muito top. Tudo isso um dia foi sonhado e agora nós estamos vivendo a vivência de estar numa agronomia - disse o calouro Vitor Campongara Freitas, 18 anos, sobre a recepção.
Para os veteranos, o objetivo é a integração.
– A gente está recebendo eles. A gente fez um cronograma de atividades com eles. A gente colocou o saco, pintou eles para eles terem uma recepção calorosa e bem familiar, para eles se sentirem bem - conta a veterana Júlia Bolzan.

No curso de Odontologia, a veterana Daphne Belmonte mantinha o mistério sobre os próximos passos do trote.
– A gente está fazendo a recepção dos novos calouros da odontologia e no momento a gente está só pintando eles, mas depois vai vir mais coisa. Aí é segredo, porque eles não podem saber agora - brincou.
"Esperei muito tempo por esse dia"
Para os calouros, o sentimento era de felicidade e realização.

– Muito feliz, muito feliz. Demorou, todos os seis meses foram bem longos, mas graças a Deus chegou, muito feliz - disse a nova aluna de Odontologia, Maia de Vargas.
A colega Martina Bessa de Oliveira, 20 anos, compartilhou a mesma emoção.

– Eu estou muito feliz. Os nossos veteranos são uns amores, a gente está muito bem recepcionado e eu estou muito feliz que eu esperei muito tempo por esse dia. Eu fiz dois anos de cursinho, então foi muito desejada essa aprovação - relatou.
A festa continua na Gare

A recepção aos estudantes se estende para fora do campus com a tradicional Calourada, que acontece nesta segunda (4) e terça-feira (5), na Gare, com organização da Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM) e da prefeitura. Conforme explica a relações públicas da UFSM, Júlia Cervo, o acesso ao evento é exclusivo para a comunidade acadêmica.
– O estudante universitário precisa apresentar carteira de identidade e o comprovante de matrícula. Pode ser da UFSM, pelo aplicativo UFSM Digital, e das outras instituições tem as carteirinhas. Hoje e amanhã é somente para o estudante - orienta.
A programação na Gare começa às 18h nos dois dias. A primeira noite é a "Noite Atleticana", com DJs das atléticas universitárias.
Sobre o evento: