O Projeto Soma teve sua sexta e última edição do ano realizada neste domingo em Santa Maria. A iniciativa, promovida pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e pela Câmara de Diretores Lojistas de Santa Maria (CDL), estimula que os lojistas do centro da cidade abram as portas um domingo por mês.
Até o fechamento desta edição, não havia sido contabilizado o número de comerciantes que aderiram à campanha. Conforme estimativa de Ademir da Costa, presidente do Sindilojas, haveria o dobro de estabelecimentos abertos se comparado à quinta edição do projeto (cujo número também não foi divulgado).
A gente sempre fica surpreso. Como não vamos abrir no dia 8 (segunda-feira), achávamos que hoje (domingo) haveria mais lojas abertas e um público bem maior. O pessoal costuma aproveitar para pesquisar preços. Mas o grande volume de compras ocorre mesmo na reta final comenta.
O Soma será reavaliado nos dois primeiros meses de 2016 e poderá ser retomado em março. Existe a intenção de transformar o projeto em uma rede. Ou seja, as lojas que aderirem farão um programa de fidelização dos clientes e darão vantagens na compra. Tudo está em fase de planejamento e será debatido internamente pelas entidades.
Costa diz ainda que a intenção de abrir o comércio no feriado da Imaculada Conceição (padroeira da cidade), na terça-feira, não se concretizou. A boa notícia para quem quer adiantar as compras é que o comércio abrirá nos próximos dois domingos e também terá o horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira.
Como ficará
Domingos
Dia 13 Cada lojista terá liberdade para definir o horário de funcionamento
Dia 20 Ainda não foi definido, mas, em princípio, funcionará das 14h às 20h
Demais dias
De hoje a sexta As lojas podem ficar abertas das 9h até as 22h. Há uma campanha para que funcionem, pelo menos, até as 20h
Sábado (dia 12) Lojas abrem até as 18h
De 14 a 23 de dezembro Lojas funcionam até as 22h
Dia 24 Lojas abrem até as 18h