Mobilidade urbana

Taxistas protestam contra a suspensão do edital que prevê novos táxis para Santa Maria

"

Mais de 60 profissionais vinculados à Associação dos Condutores de Táxis de Santa Maria (Atasm) participaram de uma mobilização, na manhã desta quinta-feira, em frente ao prédio da SUCV, onde fica o gabinete do prefeito, no Centro de Santa Maria.

O ato foi motivado após a suspensão do edital da licitação que prevê 125 novos prefixos de táxis para a cidade, anunciada na quarta-feira. O motivo, segundo a procuradoria jurídica da prefeitura, é que o edital precisa ser alterado, para que a licitação ocorra de acordo com a legislação.

:: Bandeirada do táxi pode subir para R$ 4,50 em Santa Maria

Segundo a procuradoria jurídica da prefeitura, as correções do edital serão feitas pela Secretaria de Finanças. Somente após as alterações, começará a valer o prazo de 45 dias para que sejam conhecidos os novos permissionários do serviço.

Conforme o presidente da Atasm, Volmar Arruda, a associação defende a adequação da lei, e se posiciona contra às alterações do edital, já que pessoas consideradas inaptas pelo cadastramento feito no ano passado, agora, poderão concorrer à licitação. Com a alteração, profissionais que já trabalharam como motoristas em outras cidades, também terão a mesma pontuação que candidatos que moram em Santa Maria:

_ Esta é uma mobilização pacífica e não contra a prefeitura. Queremos deixar claro que Santa Maria tem uma defasagem de táxis. Esse serviço é para quem precisa trabalhar e não fonte de renda para aposentados.

O secretario de Mobilidade Urbana Miguel Passini esteve em frente à SUCV durante a manhã e considerou legítima a manifestação:
_ Eles têm 200 associados, e é direito deles se manifestarem.  Vamos cumprir a lei, fazer mudanças necessárias e justas e depois anunciar os novos prazos para a licitação.

O protesto durou cerca de uma hora, mas o trânsito na Rua Venâncio Aires, esquina com a Avenida Rio Branco, precisou ser interrompido por cerca de 30 minutos. A Guarda Municipal e a Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) fizeram a segurança do local.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

DCE realiza ato contra o aumento da passagem em Santa Maria

Próximo

Suspensa a licitação para os novos prefixos de táxis em Santa Maria

Economia