comércio

Sexta-feira Santa será o 1º feriado com lojas abertas em Santa Maria

Deni Zolin

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Sexta-feira Santa, no próximo dia 19, será o primeiro feriado com o comércio liberado para abrir as portas utilizando mão de obra contratada, conforme previsto no acordo entre o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários. O limite é oito horas de jornada ao trabalhador. Para a utilização de funcionários, segundo o Sindilojas, o lojista deve garantir uma folga equivalente no prazo de 30 dias e ainda o valor de R$ 80 de prêmio na folha salarial do mês referente ao feriado; ou ainda optar pelo pagamento do dobro do valor da hora equivalente do colaborador escalado.

Na prática, quem deve abrir as portas mesmo são as lojas de shoppings, principalmente as grandes redes, pois as lojas de rua geralmente não abrem em feriados como esse. A exceção deve ser lojas de chocolates, para as quais poderá ser vantajoso abrir, mesmo sendo lojas de rua.

A convenção coletiva deve ser homologada no Ministério da Economia em breve, quando sair o percentual da inflação de março, para calcular o reajuste salarial dos comerciários.

IDEIA É INCENTIVAR ABERTURA EM DOMINGOS E FERIADOS
Ontem, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria e o Sindilojas Região Centro se reuniram para discutir estratégias de fomento ao funcionamento do comércio em domingos e feriados por parte dos lojistas do centro da cidade. O encontro, conduzido pelos presidentes Marli Rigo e Ademir José da Costa, contou com a participação das diretorias e colaboradores das duas entidades. Os participantes discutiram alternativas para motivar os lojistas a abrirem suas lojas, atraindo os consumidores ao Centro, devido à aprovação do funcionamento do comércio em 10 feriados de 2019 e primeiro trimestre de 2020, e também ao fato de que a abertura em domingos é livre, de acordo com o Código de Posturas do Município.

Litro da gasolina é vendido com até 30 centavos de diferença nos postos de Santa Maria

Para tal, os setores de comunicação serão alinhados e uma comissão permanente formada por diretores de ambas entidades trabalhará na criação de estratégias a longo prazo, para dar início ao processo de formação da cultura de abertura do comércio aos domingos e feriados.

Foi só o começo da discussão. Ainda não foram decididas ações práticas.

ALÉM DISSO...
O presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, que é vice-presidente da Fecomércio, viajou ontem a Brasília para tratar de alguns temas relativos ao setor. Um deles é tentar convencer parlamentares a não levarem adiante um projeto de lei que só quer liberar a abertura do comércio aos domingos se isso for aprovado em convenção coletiva, entre os sindicatos de lojistas e de comerciários. Para Costa, isso seria um retrocesso diante da realidade de Santa Maria e de várias cidades, pois hoje as lojas já podem abrir aos domingos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Petrobras aumenta preço do diesel em 5,7% a partir de sexta-feira Anterior

Petrobras aumenta preço do diesel em 5,7% a partir de sexta-feira

Empresas do Simples Nacional entram na segunda etapa de implantação do eSocial nesta quarta-feira Próximo

Empresas do Simples Nacional entram na segunda etapa de implantação do eSocial nesta quarta-feira

Economia