Um robô desenvolvido por alunos do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, sob coordenação do professor Rodrigo da Silva Guerra, está na Coreia do Sul para testes. O robô Dimitri foi criado por meio de projeto financiado pelo Laboratório de Neurorobótica Cognitiva do Korea Advanced Institute of Science and Technology (Kaist), a mais renomada universidade coreana.
Conheça Juarez, o robô santa-mariense que é campeão do mundo de futebol
Liderado pelo professor Jun Tani, o laboratório coreano é um dos principais na aplicação de redes neurais artificiais para aprendizagem de tarefas dinâmicas em robôs humanoides. A parceria foi firmada em encontro de entre os os dois pesquisadores, em evento na Alemanha, quando o brasileiro apresentou a tecnologia de atuadores (equipamentos que movem o robô) desenvolvida da UFSM.
O robô, que já está no Kaist, será usado em experimentos de interação entre robô e humanos.
O tipo de pesquisa que eles fazem exige muita interação entre o robô e as pessoas. Com os atuadores que desenvolvemos essa interação pode ser feita de forma segura, sem risco de machucar as pessoas nem de causar danos ao equipamento diz Guerra, revelando que outro robô idêntico segue em desenvolvimento no CT.