Prefeitura volta a adotar programa de desconto para quitar dívidas

A prefeitura de Santa Maria voltará a adotar o programa que dará desconto em multas e juros de dívidas municipais a fim de facilitar o pagamento por contribuintes inadimplentes. O Programa de Recuperação Fiscal de Santa Maria (RefisSM) foi aprovado na noite de terça-feira (3) pela Câmara de Vereadores, poucas horas depois de o projeto de lei do Executivo ser levado em mãos pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 

Levada ao Legislativo em caráter de urgência, a proposta do Executivo propõe alterações na lei nº 6.691, de 16 de novembro de 2022, que trata do RefisSM, oriunda de proposição do vereador Tubias Callil (MDB). O programa se destina a promover a regularização de dívidas de pessoas físicas e jurídicas, de créditos municipais, ajuizados ou não, com exigibilidade suspensa ou não.


As dívidas podem ser de diversas origens, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), multas e autos de infração. Conforme o caso, o desconto nos juros poderá chegar a 100%, segundo a prefeitura.


O documento entregue e aprovado na Câmara na terça-feira inclui ajustes, sugeridos pelas equipes técnicas do Executivo, nas legislações vigentes e para possibilitar a operacionalização da iniciativa no município. Algumas regras da lei original proposta pelo Callil foram simplificadas para facilitar o entendimento e o atendimento dos contribuintes.
Entre estes ajustes, segundo a prefeitura, está o período para adesão ao programa de refinanciamento, que deverá ser de 23 de outubro a 22 de dezembro de 2023. A data limite de origem da dívida a ser renegociada será até 31 de dezembro de 2022.


Ainda conforme a proposta, a quantidade máxima de parcelas da renegociação, e os critérios e percentuais de concessão de anistia das multas de mora, de ação fiscal e de substituição tributária e remissão de juros também sofreram modificações.


– O RefisSM vem para facilitar o pagamento de dívidas com o município por meio de descontos nos juros, que podem chegar a 100%. Esperamos que, com ele, diversas pessoas e empresas possam ficar em dia com os tributos e ter o nome disponível para créditos e financiamentos – reforça Rodrigo Decimo.



Com a aprovação pelos vereadores, o programa será regulamentado por Decreto Executivo e será gerido pela Secretaria de Finanças, responsável pela análise e deferimento dos benefícios, podendo ser submetidos à apreciação da Procuradoria-Geral do Município caso necessário.


– O programa precisa oportunizar descontos e ainda ser atrativo aos contribuintes – diz a secretária de Finanças, Michele Antonello.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Consumidor pode renegociar dívidas na terceira fase do Desenrola Anterior

Consumidor pode renegociar dívidas na terceira fase do Desenrola

Fruticultura será tema de encontro estadual de professores de escolas agrícolas no Recanto Maestro Próximo

Fruticultura será tema de encontro estadual de professores de escolas agrícolas no Recanto Maestro

Economia