A prefeitura de Santa Maria lançou licitação para contratar uma empresa que fará os Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) de 30 das mais de 70 escolas municipais, além de 10 dos maiores postos de saúde da cidade. A previsão é que, após ser concluída a licitação, a empresa vencedora tenha 3 meses para entregar os planos.
Após os planos serem aprovados nos bombeiros, será preciso licitar e executar as obras de melhorias. A licitação incluirá também uma atualização dos projetos arquitetônicos, de rede elétrica e de todas as instalações, pois a maioria dos prédios municipais não têm isso. Nos próximos meses, haverá mais duas levas de licitações para os demais prédios públicos.
O engenheiro Jose Antonio de Azevedo Gomes, que é superintendente de Elaboração de Projetos, estima que a prefeitura vai gastar R$ 7 milhões para colocar em dia os mais de cem prédios do município em relação às regras de prevenção e combate a incêndio. Só não se sabe quantos anos levará para licitar e fazer todas essas obras de adequação, que serão realizadas por etapas.