Um dos mais conhecidos e históricos nomes da política santa-mariense pode ficar fora da corrida eleitoral à prefeitura de Santa Maria no próximo ano. José Haidar Farret (PP), que é vice-prefeito e que já comandou o município por duas vezes, está inelegível. Ou seja, até o momento, o progressista não poderia concorrer no pleito de 2016. Ele, que é a aposta do PP, conta com o apoio irrestrito do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e, inclusive, com parte dos peemedebistas.
O revés foi descoberto pelo próprio Farret que, nesta semana, foi até um cartório eleitoral da cidade e se deparou com o fato. A informação foi confirmada por alguns progressistas que falaram com a reportagem e também pelo presidente da sigla, Luiz Gonzaga Trindade. Em sua ida ao cartório, Farret descobriu que está habilitado a votar. Na eleição do ano passado, ele foi impedido de votar por estar com o título eleitoral suspenso. Porém, a Justiça Eleitoral comunicou ao progressista que ele está inelegível. Essa situação se deu em decorrência de uma condenação por estelionato da Justiça Federal. Ele teria assinado quatro atestados médicos que permitiram que uma terceira pessoa fosse até a agência do INSS da cidade como procuradora de uma beneficiária já falecida.
Na tentativa de reverter a situação, o presidente do PP santa-mariense, Luiz Gonzaga Trindade, está em Porto Alegre e procurou a assessoria jurídica do partido para ver os caminhos que o partido deve seguir para colocar novamente o progressista no páreo a tempo da corrida eleitoral.
_ Ele foi absolvido de tudo nos casos cível e criminal. Porém, a Justiça Eleitoral entende que ele tem um débito e que ele estaria inapto a receber o voto. Mas nada muda.
PP fala que não há "plano B"
O presidente do PP sustenta que há muito tempo até a convenção partidária, que deve ocorrer entre junho e julho do próximo ano, e que, no momento, Farret segue sendo o nome e a via progressista:
_ Nada muda dentro do partido. Nossos planos são de mantê-lo até a convenção do ano que vem. Não há plano B. O plano A é que o PP terá candidato a prefeito e que o Farret é, no momento, o nosso nome. Mas isso em nada frustra as nossas intenções.
O presidente do PP diz que a sigla não será coadjuvante à corrida eleitoral:
_ Não nos passa pela cabeça ser vice de ninguém. Temos a palavra do prefeito (Schirmer) e do PMDB que o Farret é o nosso nome. Ele (Farret) está motivado e não se abalará.
O PMDB, contudo, tem dito que apenas fará uma dobrada com o PP se a cabeça de chapa dos progressistas for Farret. O vice-prefeito não atendeu às ligações da reportagem.
"