Fotos: Beto Albert (Diário)
Após meses de treinamentos junto ao 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), o Lar de Joaquina formou a primeira turma de Bombeiros Mirins. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), no salão da instituição. Na presença de autoridades e familiares, 31 crianças receberam os certificados de participação no projeto.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Uma delas foi a estudante Ysadora Ferrari da Silva, de apenas 11 anos. A conquista da menina foi comemorada por familiares, entre eles, a mãe, a confeiteira Luciana Ferrari, 41.
– Sinto um orgulho muito grande, porque ela sempre procurou se dedicar ao projeto. Eu como mãe, estou muito feliz. Essa é a primeira realização do sonho dela, que é ser bombeira quando crescer – afirmou Luciana.
Com o certificado em mãos, Ysadora falou sobre a experiência proporcionada pelo projeto:
– Algumas atividades foram fáceis e outras, difíceis. Eu aprendi que sempre devemos ajudar o próximo e nunca deixá-lo de lado. E agora, eu posso apagar incêndios e ajudar as pessoas.
Para o presidente do Lar de Joaquina, Hélio João Belinaso, a formatura da primeira turma de Bombeiros Mirins é a realização de um sonho antigo.
– Tínhamos um sonho, que agora foi realizado, de proporcionar oficinas aos alunos, cujos conhecimentos fossem levados para a vida. Uma dessas oficinas era a de Bombeiro Mirim. No início do ano, fomos atrás do Corpo de Bombeiros para que pudéssemos fechar essa parceria e fomos recebidos maravilhosamente bem. Hoje, estamos formando a primeira turma – conta Belinaso, orgulhoso.
A solenidade foi encerrada no pátio do Lar de Joaquina com um abraço coletivo e muita água.
Projeto
As atividades do projeto Bombeiro Mirim no Lar de Joaquina começaram em junho, após a atuação do Batalhão nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. Em entrevista ao Diário, o subcomandante do 4º BBM de Santa Maria, major Mateus Scremin, falou sobre a preparação dos jovens, que durou cerca de 3 meses:
– As crianças recebem todo um treinamento em matérias que são ligadas à atividade de Bombeiro Militar, ou seja, primeiros socorros, busca e salvamento, combate a incêndio, entre outras.
Além do Lar de Joaquina, Scremin afirma que outras 10 turmas de Bombeiros Mirins de escolas de Santa Maria estão em processo de conclusão das atividades.
– O projeto é de suma importância na formação de cidadãos, que venham a contribuir para o fortalecimento de uma sociedade mais alinhada com os princípios e valores do Corpo de Bombeiros Militar, seja no companheirismo ou na ajuda ao próximo. Então, todos esses valores são repassados na formação desses bombeiros mirins – destaca o subcomandante.