Estacionamento rotativo

Parquímetro mais moderno e mais caro em Santa Maria

Ticiana Fontana

"

No dia 5 de fevereiro serão abertas as propostas das empresas interessadas em explorar o serviço público da Zona Azul em Santa Maria. Pelos próximos 10 anos, a escolhida ficará responsável pelo estacionamento rotativo de veículos por meio de parquímetros. Entre as novidades do edital, está a previsão de um aumento de 33% no valor da tarifa. A meia hora custa R$ 0,60, hoje, e passará a R$ 0,80.

Além disso, estão elencados equipamentos mais modernos que os atuais. A nova tecnologia deve eliminar a necessidade do bilhete para comprovar o pagamento do estacionamento. Segundo o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini, o motorista informará a placa do carro no parquímetro, sem a necessidade de voltar ao veículo para colocar o bilhete.

Ainda há a possibilidade de comprar um cartão eletrônico, que será abastecido com créditos, e o motorista nem precisará ir ao parquímetro. Fixado no retrovisor ou no vidro lateral, o sistema pode ser acionado automaticamente quando o condutor estacionar na Zona Azul.  A compra de créditos também poderá ser feita por meio de smartphones. A máquina de parquímetro continuará aceitando o pagamento com moedas e cartão eletrônico, como é hoje. A Zona Azul passará das atuais 940 para 1.206 vagas, com previsão de chegar até 2 mil vagas.

Passini acredita que as novidades não devem ser colocadas em prática até o próximo dia 17, quando vence o contrato com a Rek Park. O novo sistema deve levar, no mínimo, dois meses para ser concluído.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seis empresas de Santa Maria são aprovadas em programa de recursos

Próximo

Schirmer avalia governo e promete ajeitar de vez as praças e calçadas

Economia