Painel do Governo Federal aponta que Agudo reduziu 93% o tempo para abertura de empresas

As iniciativas de desburocratização e estímulo ao empreendedorismo desenvolvidas pela Prefeitura de Agudo continuam a impactar positivamente a economia local e o cenário de negócios.

Conforme dados apontados pelo Mapa Painel de Empresas do Governo Federal, o tempo médio para a obtenção do CNPJ (considerando viabilidade e registro) em Agudo foi de apenas 10 horas, uma redução de 93% nos últimos anos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O número representa uma significativa queda no comparativo com 2019. Na época, o processo para obter a licença e o alvará de funcionamento era concluído em aproximadamente 6 dias e 1 hora. Esse é o melhor desempenho registrado pelo município desde a criação do monitoramento.


Entre as iniciativas de destaque estão a modernização de processos e serviços por meio de uma plataforma de protocolos digitais, a reestruturação da sala do empreendedor, a instituição da lei de liberdade econômica, a adesão ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae e articulação com organizações da sociedade civil.


De acordo com o prefeito Luís Henrique Kittel, os números refletem o investimento na desburocratização e no estímulo ao empreendedorismo.


— Estamos entusiasmados com os resultados positivos na área do desenvolvimento econômico, que comprovam que estamos no caminho certo. Seguiremos atuando na redução de obstáculos burocráticos, melhorando o ambiente de negócios, ampliando as oportunidades de emprego, para tornar Agudo cada vez mais atrativo para aqueles que desejam empreender e viver — afirmou.


Kittel ressaltou também a relevância da atualização dos serviços para agilizar os atendimentos e reduzir a burocracia, como a plataforma 1Doc e o AR-Cidadão.


— O aumento no número de novas empresas em Agudo reflete nosso comprometimento com os empreendedores, evidenciando que nossa cidade proporciona um local propício para o avanço do empreendedorismo.

Ainda, conforme os dados oficiais, até o mês de outubro, já foram registrados 204 novos CNPJs em Agudo, e a expectativa é que 2023 encerre como o ano com o maior número de empresas abertas na história do município.


Desenvolvimento econômico em foco

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luivonir Dorneles, ressaltou as conquistas do município.


— Com um ambiente de negócios atrativo e favorável, os empreendedores têm mais segurança para investir na cidade, gerando emprego e renda.


Luivonir antecipa ainda que as perspectivas são extremamente promissoras. Com a prevista regularização do Distrito Industrial em 2024, haverá uma expansão da área disponível para a instalação de novas indústrias, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico de Agudo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agricultores de Santa Maria finalizam colheita de trigo e avançam no plantio da soja e arroz Anterior

Agricultores de Santa Maria finalizam colheita de trigo e avançam no plantio da soja e arroz

Mirando as vendas de Natal, comércio de Santa Maria terá horário especial a partir desta segunda Próximo

Mirando as vendas de Natal, comércio de Santa Maria terá horário especial a partir desta segunda

Economia