Energia elétrica

Luz fica mais barata em abril

"A conta de luz não terá cobrança extra em abril. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou ontem a vigência da bandeira tarifária verde para o mês que vem. Com isso, não haverá custo adicional ao consumidor. Em março, vigorou a bandeira amarela, o que representa a cobrança adicional de R$ 1,50 a cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos. Desde que o sistema de bandeiras entrou em funcionamento, no início de 2015, esta é a primeira vez que a bandeira verde foi autorizada.

Leia outras notícias sobre energia elétrica

O mecanismo tem como objetivo repassar mensalmente para o consumidor a variação no custo da energia. Até a criação das bandeiras tarifárias, o repasse era anual.O custo da energia baixou para abril com o desligamento de usinas termelétricas mais caras. Isso foi possível devido à melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas.

Leia outras noticias de Política e Economia

Segundo o comunicado da Aneel, três fatores principais contribuíram: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro. Mantendo o consumo, a redução será, em média, de 3% em relação à conta de luz com bandeira amarela."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CPI conclui que houve fraude em programas habitacionais em Pinhal Grande

Próximo

Julgamento do caso Rodin é suspenso na Capital

Economia