Memória

Lideranças e amigos lembram legado de João Trevisan

Da redação

Foto: Claudio Vaz (Arquivo/Diário)

A morte do empresariado santa-mariense João Trevisan, que faleceu aos 79 anos, no sábado, comoveu muitos amigos e empresários. Ele caiu enquanto ia para a igreja, em Porto Alegre, e bateu a cabeça. Chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

Na página do Diário no Facebook, foram centenas de mensagens em homenagem a Trevisan. Lideranças, amigos e parentes também falaram ao jornal sobre o legado do empresário, que teve uma trajetória de sucesso na cidade e no Estado. João Trevisan foi presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e o primeiro do interior a presidir a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), além de vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Devoto de Nossa Senhora Medianeira, era grande apoiador da Romaria e da construção da Basílica e do Altar-Monumento. Confira abaixo algumas das homenagens ao empresário:

SOBRE JOÃO TREVISAN

"A Associação Gaúcha de Supermercados manifesta seu pesar pelo falecimento de João Trevisan, primeiro presidente da entidade oriundo do Interior do Estado. Com sua liderança firme e serena, Trevisan contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do setor supermercadista gaúcho e ajudou a solidificar a Expoagas. Com nosso pesar e solidariedade à família"
Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)

"Com pesar, a prefeitura de Santa Maria decretou, neste domingo, luto oficial de um dia pelo falecimento do empresário João Trevisan. Ele era um dos mais importantes líderes empresariais da região, tendo sido presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e vice-presidente da associação nacional, a Abras. Economista e administrador, ele também teve uma atuação muito destacada junto à Comissão Organizadora da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira."

Parte da nota oficial da prefeitura de Santa Maria

"Só quem conheceu e conviveu com ele pode dizer o que esse homem tinha no seu coração. Tive o privilégio de trabalhar junto a ele na sua empresa. Fique junto a Deus, João."
Vilton Jose da Rosa (comentário retirado da página do Diário)

"João Trevisan esteve como presidente da Cacism de 1982 a 1988, neste período tivemos inúmeras conquistas para Santa Maria, destacando-se a vinda do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1987, que teve sua sede administrativa, na época, instalada no prédio da Cacism. Foi sob a presidência de João Trevisan que a Cacism, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento de Santa Maria (Codesma), em 1984, reivindicou a municipalização do Distrito Industrial, hoje finalmente concretizado. A trajetória empresarial se destaca à frente dos Supermercados Trevisan, onde também exerceu sua liderança associativa como presidente da Agas - Associação Gaúcha de Supermercados, vice-presidente da Federasul e vice-presidente da Abras - Associação Brasileira de Supermercados. João Trevisan foi fundador e primeiro presidente da ADCE - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Santa Maria. Perdemos um grande líder e grande pessoa."
Rodrigo Decimo, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)

"Grande e piedoso devoto de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças. Em toda a sua vida foi um grande incentivador, colaborador do Santuário Basílica, que ele ajudou a construir, e edificar também o Altar Monumento, no Parque da Medianeira. E ele dava testemunho dessa fé no carinho que ele tinha na preparação das grandes romarias em novembro. Ele era o maior incentivador, entre os empresários, da devoção a Nossa Senhora Medianeira. Ele oferecia do seu dinheiro para custear as despesas e ele era generoso nas suas ofertas. É uma perda muito grande para a cidade e para o Santuário. Vai deixar um grande vazio e uma profunda saudade."
Padre Ruben Natal Dotto, reitor e pároco do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira e vigário geral da Arquidiocese de Santa Maria

"Que o Senhor lhe receba de braços abertos, assim como ele (Trevisan) recebia as pessoas. Além de patrão, um grande amigo. Sentimentos à família",
Milvo Bevilaqua (comentário publicado na página do Diário)

"Mais uma lenda da cidade que se vai. Muita luz, seu João. Uma pena."
Tania Lemos (da página do Diário)


"Tenho um carinho muito especial por ele, fiquei muito triste ao saber. O João foi grande um grande líder no meio empresarial. Ele sempre dizia: 'Para qualquer homem, a vaidade é o início do fim'. Aprendi muito com ele. Sempre foi uma grande pessoa e um homem muito simples. Era um empresário de uma humildade muito grande. Era uma pessoa muito boa, com um coração imenso",
Ruy Giffoni, administrador do Royal Plaza Shopping e amigo de longa data


"Ele foi parceiro, primo, sócio, amigo. Um parceiro de quase 60 anos e para todas as horas, todos os momentos. Ele foi uma pessoa sempre preocupada com a comunidade, com as pessoas. Enfim, ele participou de muitas entidades, em praticamente tudo que se formou em Santa Maria tem a mão dele. É de se lamentar a falta física dele, mas que vai ficar na nossa memória, no nosso coração, a sua forma de agir, de pensar, de se relacionar com as pessoas, que é o que importa agora. É o consolo que a gente tem", 
Cezar Trevisan, empresário e primo de João

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita abre consulta a lote da malha fina do IR Anterior

Receita abre consulta a lote da malha fina do IR

Mega-Sena acumula, e prêmio estimado vai a R$ 40 milhões Próximo

Mega-Sena acumula, e prêmio estimado vai a R$ 40 milhões

Economia