Greve

Funcionários do Banrisul na região central seguem paralisados

"

Após mais de duas semanas, os bancários do Banrisul na região central seguem mobilizados na greve que pede melhorias nas condições de trabalho. Os bancários que continuam em greve aguardam o desenrolar da ação que corre no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), após o Banrisul ter ajuizado o dissídio coletivo na última terça-feira.

:: Veja dicas para não atrasar as contas em tempos de greve 

No Estado, 14 dos 38 sindicatos já voltaram ao trabalho, mas, em 24 regiões, os trabalhadores seguem em greve.

Na manhã desta sexta-feira, os funcionários do Banrisul da região se reuniram em frente à agência central em Santa Maria, para manifestações. Às 11h, o grupo seguiu para a sede da AABB para uma assembleia.

Mesmo de acordo com o reajuste salarial, que foi de 9% no piso e de 8,5% nas outras verbas, funcionários do Banrisul ainda têm demandas em relação aos intervalos, participação nos lucros e resultados (PLR), plano de carreira e como serão compensadas as horas não trabalhadas durante a greve, conforme o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Claudenir Freitas:

O plano de carreira foi, inclusive, retirado pelo Banrisul das propostas. Não sabemos como será o julgamento, que pode ocorrer na semana que vem.

A Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS) deve apresentar ao TRT, nos próximos dias, uma resposta à proposta do banco.

Durante a assembleia da manhã desta sexta-feira, os funcionários em greve discutiram e formularam uma proposta local com as demandas da categoria. Esse documento foi encaminhado ao comando de greve do Banrisul e à Fetrafi, que representarão os trabalhadores junto ao TRT.

A proposta elaborada em Santa Maria prevê que sejam mantidos os itens da ata de mediação (dentre eles intervalo de 30 minutos e participação nos lucros de 1,8%), incluindo prazo para implantação do plano de cargos e salários até 30 de junho de 2015 e compensação de todos os dias parados até 30 de novembro de 2014.

Em 10 de outubro, o Banrisul tinha oferecido participação nos lucros de 1,8% do lucro líquido distribuído linearmente para todos os funcionários do banco, 13ª cesta no valor de R$ 1.085 (reajuste de 8,5%), reativação da comissão paritária sobre o quadro de carreira até 31 de outubro, formação de uma subcomissão para tratar do escriturário especialista e técnico em TI, e compensação dos dias de greve em até uma hora por dia a partir do fim da compensação negociada com a Fenaban.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PGQP promove workshop sobre a gestão da qualidade em Santa Maria

Próximo

Geração de empregos é menor que em 2013

Economia