A partir do próximo semestre, a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) deve contar com um novo curso superior. É o curso de Tecnologia em Gestão Comercial, a chamada Faculdade do Varejo. A nova graduação, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), foi apresentada na manhã desta quinta-feira, durante um café da manhã.
Varejo terá difícil travessia à frente
O novo curso já obteve a homologação junto ao Ministério da Educação (MEC), no entanto, ainda é necessário que uma comissão do órgão realize uma vistoria técnica nas dependências do curso para que, então, o funcionamento seja de fato autorizado. Conforme o diretor da Fisma, Ailo Saccol, a expectativa é que a visita, que levará em conta aspectos estruturais e de pessoal do curso, aconteça no segundo semestre de 2016, o que viabilizaria a abertura oficial do curso para o próximo ano.
Levantamento em shoppings e no Centro de Santa Maria conta 86 imóveis comerciais vazios
– Essa avaliação é necessária para verificar se todas as condições exigidas e que constam no projeto existem de fato. Assim que essa visita ocorrer, podemos marcar o vestibular e o início das aulas. É um projeto que irá alavancar o ensino, a pesquisa e a extensão, visando o desenvolvimento de funcionários e empresas – destaca Saccol.
Ainda conforme o diretor, o curso oferecerá 200 vagas, divididas no turno da manhã e noite. Serão 1.926 horas-aula, distribuídas em quatro semestres. O objetivo da iniciativa é o desenvolvimento do segmento do comércio varejista da cidade, e o foco são os profissionais que trabalham no comércio, como vendedores, atendentes e gerentes. No entanto, qualquer pessoa poderá ter acesso ao curso. Entre as perspectivas da graduação, estão melhorias no atendimento e noções éticas de negócios e transações comerciais. Segundo a presidente da CDL, Marli Rigo, a iniciativa pretende contemplar todos os setores do varejo.