Venda de remédios

Emagrecedores podem ser vendidos novamente, conforme regras da Anvisa

"

Remédios emagrecedores podem voltar a ser vendidos no Brasil, se forem registrados novamente pelos fabricantes. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite a volta da venda de emagrecedores no país foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

:: Parlamentares lançam mão de decreto pouco usual para liberar venda de inibidores de apetite

:: Liberação de emagrecedores aumenta possibilidade de tratamento, dizem médicos

O texto normatiza o assunto depois que o Senado suspendeu, no início do mês, a resolução da agência reguladora que proibia a venda e a prescrição de medicamentos que contêm anfetaminas usadas no controle da obesidade.

Para que voltem a ser comercializados, os medicamentos contendo mazindol, femproporex e anfepramona deverão ser registrados novamente pelos fabricantes. A análise técnica dos pedidos, segundo a Anvisa, levará em consideração a comprovação de eficácia e segurança dos produtos.

A norma prevê ainda que as farmácias só poderão manipular esses medicamentos quando houver algum produto registrado na Anvisa. Quando as substâncias tiverem registro, tanto o produto manipulado quanto o produto registrado passarão a ter o mesmo controle usado atualmente para a sibutramina: retenção de receita, assinatura de termo de responsabilidade do prescritor e do termo de consentimento pós-informação por parte do usuário.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM oferece curso de capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Próximo

46ª Expofeira de Santa Maria vai até este domingo

Economia