O 2016 é um ano vital às pretensões de políticos e de partidos, uma vez que em outubro os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Os eleitores, contudo, são quem definirão os rumos do pleito deste ano. E é preciso atentar para o cadastramento biométrico, que é obrigatório por parte dos eleitores.
Na Região Central, são cinco municípios (leia abaixo) que começam o ano com o prazo correndo e que estão convocados a coletar os dados biométricos, que são as digitais dos dedos da mão, uma foto feita na hora e, por fim, a assinatura digital.
Em Santa Maria, ainda não há previsão de quando se vá ter a revisão biométrica. Por aqui, o pleito deste ano pode ter, pela primeira vez, segundo turno. Isso porque o município tem, atualmente, mais de 200 mil eleitores. Mas eles não estão impedidos de procurar o cartório da cidade para antecipar a apresentação dos seus dados.
Nesta quarta-feira acaba o recesso nos cartórios, com isso os eleitores podem procurar as unidades de suas cidades. É preciso estar de posse do documento de identidade e o comprovante de residência originais.
Quem não mora nessas cinco cidades terá de optar: ou faz a biometria ou transfere o título para o local onde está morando. Se não fizer até o prazo final, terá o título eleitoral cancelado.
Confira, abaixo, as cidades e os prazos para o recadastramento:
Nova Esperança do Sul
Eleitores: 4.104
Prazo final: Até dia 20 deste mês
Lavras do Sul
Eleitores: 6.194
Prazo final: Até 9 de março
Tupanciretã
Eleitores: 17.275
Prazo final: Até 9 de março
Mata
Eleitores: 4.353
Prazo final: Até 16 de março
Santana da Boa Vista
Eleitores: 7.049
Prazo final: Até 16 de março