Greve dos bancários

Dois bancos privados são fechados em Santa Maria

Na manhã desta quinta-feira, dois bancos privados de Santa Maria também foram atingidos pela greve da categoria. Três agências do banco Itaú e duas, do Santander interromperam as atividades no início da manhã. Nos dois bancos, estão disponíveis apenas os serviços de autoatendimento nos terminais eletrônicos como pagamento de contas com código de barra, saques e depósitos por envelope.

A maior mobilização segue concentrada nos bancos públicos. Em Santa Maria, todas as agências do Banrisul estão fechadas. Na Caixa Econômica Federal, estão abertas as agências Morotim (Rua Dr. Bozano), Coração do Rio Grande (Fórum) e Boca do Monte (bairro Tancredo Neves). Já no Banco do Brasil, apenas as agências Estilo (Avenida Medianeira) e a Niederauer seguem recebendo o público. Esta última atende de forma parcial.

Na região, a greve mobiliza bancários em agências de Agudo, Formigueiro, Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, São Sepé, São Pedro do Sul e Tupanciretã. Até o momento, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), não chamou a categoria para uma nova rodada de negociação. Os banqueiros oferecem reajuste de 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais de 8% (1,55% acima da inflação).

Os bancários reivindicam reajuste de 12,5%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.979,25 em junho), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comando nacional aceita proposta de 8,5% de reajuste e orienta para o fim da greve dos bancários

Próximo

Greve atinge 38 agências bancárias em Santa Maria e região

Economia