
Foto: Travessia Urbana (Divulgação)
Um corte de verbas feito pelo Ministério da Economia, agora em agosto, pode afetar uma importante obra de Santa Maria. Sem consultar a bancada parlamentar gaúcha, o ministério cortou R$ 42 milhões que tinham sido destinados em emendas para a duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria. Nos últimos dias, deputados como Giovani Cherini (PL), líder da bancada gaúcha, e Paulo Pimenta (PT), além do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tentam se articular em Brasília para tentar reverter esse corte ou arrumar verbas de outras áreas para remanejá-las para a Travessia. Caso não consigam mais recursos, existe o risco de a obra de duplicação parar no final de setembro.
Placa do Mercosul deixa de ser exigida em transferências do mesmo município
A esperança ainda é de que ocorra uma reversão e que a obra não seja paralisada, pois, segundo fontes da coluna, o próprio ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, estaria empenhado em conseguir dinheiro para a Travessia Urbana de Santa Maria pela importância da obra e porque ela está na reta final, quase 80% concluída.
Pozzobom esteve ontem em Brasília falando com Cherini, que afirmou à coluna que está "lutando muito" e acredita que "vamos conseguir" as verbas.
- Esse dinheiro é importante para destravar os pontos que mais congestionam - disse Pozzobom, referindo-se aos trevos da Uglione e da Walter Jobim.
Viaduto da Walter Jobim será liberado em setembro
No da Uglione, se as verbas vierem, a previsão é concluir um dos dois viadutos até dezembro. As vigas foram instaladas nos últimos dias, dando forma a como será o novo viaduto (foto acima). Já no da Avenida Walter Jobim com a Faixa de Rosário, ontem recomeçou o asfaltamento, e a previsão é liberar o trânsito ao longo do mês de setembro.