Com a crise política e econômica, o mercado imobiliário de Santa Maria vem percebendo mudanças no horizonte. Ao longo dos últimos anos, houve uma acomodação nos preços, e uma certa estagnação nas vendas, mas o impacto mais perceptível foi a mudança no perfil do comprador de imóveis. O cenário de incertezas tem afastado o investidor e atraído o consumidor final, ou seja, o cliente que procura um bem para morar.
Levantamento em shoppings e no Centro de Santa Maria conta 86 imóveis comerciais vazios
Essa mudança de perfil é observada por dirigentes do Secovi Centro Gaúcho e do Sindicato da Indústria da Construção de Santa Maria (Sinduscon-SM).
– Aquela pessoa que comprava para alugar hoje está mais indecisa. O investidor repensa se vale ou não comprar. No entanto, quem necessita de um lugar pra morar, independentemente da situação, acaba comprando porque precisa, porque quer deixar do aluguel e quer ter segurança. Em face das incertezas, um imóvel sempre foi e sempre será um porto seguro – explica o presidente do Sinduscon-SM, Rogélio Zanini.
Imóveis estão menos valorizados em Santa Maria
De acordo com a diretora da imobiliária Luiz Coelho Imóveis, Iara Coelho, quanto mais recurso é liberado pelo governo, mais imóveis desse tipo são vendidos.
– Hoje, 80% de nossas vendas são financiamentos para moradia própria. O cliente investidor reduziu, pois ele está inseguro. Eles estão recolhendo o dinheiro, aplicando e esperando algum outro momento para comprar – pontua Iara.
A diretora destaca ainda que os investidores preferem a compra de imóveis na planta e que, nos últimos tempos, a oferta da construção civil diminuiu na cidade. Com menos oferta, o preço sobe e o investimento não se torna tão atrativo como era há alguns anos.
Leia outras notícias de Economia
Para o presidente do Secovi Centro Gaúcho, Antônio Odil de Castro, a médio e longo prazos, os tradicionais os investidores voltarão a optar pelo ramo imobiliário:
– À medida em que se ajustarem os indicadores econômicos e os consumidores readquirirem a confiança para investir, deve haver uma valorização imediata no preço dos imóveis.
Os mais procurados
Hoje, segundo o Secovi, os imóveis mais procurados para compra na cidade são os apartamentos de um e dois dormitórios, com churrasqueira, sendo que este último item é um dos mais requisitados pelos clientes. Além disso, de acordo com o superintendente Executivo de Habitação da Caixa, Marcos Luiz Decezaro, a procura por imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que tem um limite de financiamento de R$ 180 mil na cidade, também predomina em Santa Maria.
– Hoje, o cliente está buscando adequar sua necessidade à capacidade financeira. Em nossa região, existem ofertas de imóveis para todos os perfis, tanto para imóvel próprio como para investimento – pontua Decezaro.

Cinco mil ofertas estarão na feira
Quem está em busca do imóvel próprio pode aproveitar a 8ª edição da Feira Casa Aqui, promovida pelo Secovi Centro Gaúcho, que começa nesta sexta-feira, às 10h, e seg"