Concorrência

Cinco empresas gaúchas, duas paulistas e uma mineira disputam licitação da coleta de lixo em Santa Maria

Deni Zolin

"

Oito empresas apresentaram propostas, na manhã desta quarta-feira, e estão participando da licitação da coleta de lixo em Santa Maria. Esse número surpreendeu até algumas concorrentes. São seis empresas interessadas no contrato da coleta convencional, nos bairros, e quatro na coleta por contêineres. A abertura da documentação das empresas durou cerca de três horas, no auditório da prefeitura, pois cada concorrente tinha de analisar os documentos apresentados pelas demais. Eles disputam contratos que podem chegar a R$ 14 milhões anuais. A Revita, que atualmente presta o serviço na cidade, não quis participar alegando que os valores e condições oferecidos no edital não compensavam.

Cresce a venda de carros seminovos

Na disputa pela coleta por contêineres, estão concorrendo a Ansus (Santa Maria), a Consita (Belo Horizonte-MG), MecaniCapina (Porto Alegre) e a Cone Sul (Santa Cruz do Sul). Já na coleta convencional, que será feita nos bairros, estão participando da licitação as empresas Engesa (Porto Alegre), Sustentare (São Paulo), Pioneira (Suzano-SP), Urban (Alvorada), Ansus (Santa Maria) e Consita (Belo Horizonte-MG).

A partir de agora, a comissão de licitações vai analisar a documentação, e não há prazo para isso ser concluído. Quando for publicado o resultado da fase de habilitação, será dado prazo de cinco dias úteis para recursos, mais cinco para contestações e cinco para respostas. Só então será marcada a data para abertura dos envelopes com as propostas de preços, que seguem em sigilo. Vencerão as empresas que apresentarem o menor valor. Depois, será feita a mesma análise e dados os prazos para recursos e contestações. Só depois é que a vencedora da licitação será conhecida para prestar o serviço pelos próximos anos.

O contrato com a Revita acaba em 31 de janeiro. Como não deve haver vencedora da licitação até lá, provavelmente a empresa seguirá com um contrato emergencial por mais alguns meses, até as novas empresas assumirem. Uma das novidades é que, além da coleta de lixo, a licitação prevê que sejam coletados bens inservíveis, como eletros e móveis velhos, além de animais mortos nas ruas.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Construtora vai sortear quatro carros importados a compradores de imóveis em grande condomínio no Centro

Próximo

Clube Dores suspende a venda de novos títulos

Economia