Tem cavalo da região na briga pelo título da maior competição de Cavalos Crioulos do país, o Freio de Ouro 2017. O Niazzi Improviso, da Cabanha Niazzi, de São Gabriel, entra na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, como favorito para as provas funcionais desta sexta-feira. Na tarde desta quinta-feira, durante as primeiras avaliações, o animal foi o melhor na prova de morfologia, surpreendendo a expectativa do proprietário da cabanha, Tiago Antoniazzi, que é de Santa Maria.
Azul terá novos horários de voos em setembro
– Pelo trabalho que viemos executando, esperávamos que ele teria um bom desempenho, que ficaria bem classificado. Porém, ser o líder já no primeiro dia é uma surpresa. Vamos acompanhar agora nas próximas provas. O Improviso está bem treinado, mas a concorrência é forte, pois aqui só tem cavalo bom – avalia.
Entre as fêmeas, a melhor do primeiro dia foi Hija de La Margarida Da Matarazzo, da Cabanha Villa Matarazzo, de Amparo, São Paulo, que pertence ao diretor global Jayme Monjardim.
Asfalto do acesso secundário à UFSM pode ficar para o ano que vem
Na avaliação morfológica, são levados em conta itens como padrão racial, equilíbrio e leveza do cavalo. Hoje é a vez de os jurados avaliarem quesitos como andadura (tranco, trote e galope), figura, volta sobre patas e esbarrada. Há outras provas até domingo, que buscam analisar o desempenho dos animais em ações que reproduzem o trabalho do dia a dia no campo. A prova mais esperada e decisiva é a de mangueira, no domingo, em que é avaliada a capacidade de o cavalo separar e conduzir terneiros