Os festejos farroupilhas em Caçapava do Sul, na Região Central, serão menores este ano. Isso porque os desfiles dos dias 13 e 20 de setembro, em comemoração à Semana Farroupilha, foram cancelados. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
De acordo com José Dias, presidente da comissão dos festejos do município, o motivo é o receio em relação ao mormo, doença que é altamente contagiosa para animais, principalmente cavalos, e pode atingir humanos. Os patrões dos 8 CTGs se reuniram e decidiram não fazer os desfiles porque, como são abertos à população, não haveria controle sobre se os animais estarão sadios ou não.
Como houve um caso em Bagé, que fica próximo a Caçapava do Sul, o cancelamento é uma forma de prevenção. No ano passado, foram cerca de 600 cavalarianos participando dos desfiles. A 18ª Região Tradicionalista ainda não foi informada do cancelamento. Os demais festejos dos CTGs estão mantidos, já que alguns realizam rodeios internos e concursos de prendas.
De acordo com a 13º e a 18ª Regiões Tradicionalistas, que abrangem a maioria das cidades da Região Central, não há registro de mais cancelamentos - no entanto, em grande parte dos municípios, deverá haver comprovação dos exames por parte dos donos dos animais.
Nos próximos dias, haverá série de reuniões para definir sobre a possibilidade de restrição dos festejos.
"