Prefeitura

Servidores são demitidos por fraude em contracheques em Santa Maria

"

O suposto esquema de adulteração de contracheques com a intenção de obter valores maiores de empréstimos bancários resultou na demissão de dois funcionários da prefeitura de Santa Maria e na suspensão de outros 47. A fraude era apurada, desde 2013, por meio de uma sindicância interna da Corregedoria Geral do município. 

Fraude dos contracheques facilitava consignado em Santa Maria

O esquema veio à tona em agosto de 2013 quando, à época, a Caixa Econômica Federal comunicou a prefeitura. O banco identificou a irregularidade após denúncia de uma servidora municipal que, provavelmente, teria participação no esquema. 

Leia mais notícias sobre Economia e Política

A prefeitura e a Caixa fizeram a revisão de, pelo menos, 800 empréstimos feitos a servidores da prefeitura em um correspondente bancário (unidades do banco que funcionam em lotéricas). A pedido da Caixa e com o auxílio da prefeitura, à época, foi feita uma revisão nos documentos apresentados por todos os funcionários apresentados à unidade onde a denunciante fez o empréstimo. E ficou constatado que, em 37 casos, foram apresentados contracheques adulterados.  

As sindicâncias originaram 49 Processos Administrativos Disciplinares (PADs), que, por consequência, resultaram nas duas demissões e 47 suspensões. As penas de suspensão dos servidores variam de 10 a 60 dias, conforme o envolvimento, grau de instrução e natureza do cargo dos servidores.

As portarias foram assinadas pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB), ainda na quinta-feira, que comentou o caso:

– Embora não tenha havido prejuízo ou dano ao erário municipal, não podemos aceitar nenhum tipo de conduta irregular.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vencedor da Mega Sena de Santa Maria fez aposta em lotérica do Centro

Próximo

Caçapava do Sul cancela desfiles de 20 de setembro por risco de doença equina

Economia