
Foto: Deise Fachin / Divulgação/
Nesta segunda à tarde, 38 representantes de bares e restaurantes de Santa Maria participaram do evento de apresentação do projeto que vai avaliar os estabelecimentos da cidade sobre quesitos como higiene, cuidados na manipulação e segurança dos alimentos para dar selos de qualidade.
Bares e restaurantes de Santa Maria serão obrigados a fornecer canudinhos de papel
O programa, desenvolvido por Sebrae, UFSM, Universidade Franciscana e prefeitura de Santa Maria, é baseado na experiência feita nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, em que os bares e restaurantes receberam orientações de profissionais, avaliações e um selo para ser expostos aos clientes. Os estabelecimentos interessados ainda podem se inscrever no projeto, que é totalmente gratuito, até 10 de outubro. As inscrições são pelo telefone (55) 99916-9709.
Entre 36 cidades no Estado, Santa Maria tem a 10ª gasolina mais cara

Segundo a professora da UFN Ana Lúcia de Freitas Saccol, que participou do projeto nas cidades-sede da Copa e coordena o programa em Santa Maria, o objetivo é orientar os estabelecimentos, e não puni-los. Por isso, o trabalho vai começar com um curso de qualificação aos gestores dos bares e restaurantes, seguida por uma autoavaliação deles sobre a manipulação de alimentos e condições de higiene e segurança alimentar.
Depois, eles terão três meses para fazer melhorias e adequações. Está prevista, então, para março do ano que vem a primeira vistoria da equipe de Vigilância Sanitária, que apontará o que precisa ser melhorado. A partir daí, os estabelecimentos ainda terão mais três meses para fazer melhorias, para que, em julho de 2019, seja feita a última vistoria, que dará o selo A, B ou C para cada bar ou restaurante. Quem participar não pagará nada, mas se comprometerá a divulgar o selo, em local visível para a clientela.
- Além disso, também serão feitas capacitações gratuitas com os profissionais que manipulam alimentos. Quem receber o selo C também atende as regras da Vigilância - conta Ana Lúcia.
Segundo ela, só na segunda-feira, 15 bares e restaurantes já confirmaram participação no projeto, mas quem estiver interessado ainda pode se inscrever até dia 10.