Empregos em 2017

As profissões que estão em alta e em baixa em Santa Maria

Diogo Brondani

Manter-se empregado é um desafio constante na vida dos trabalhadores assalariados. Apesar de Santa Maria fechar o primeiro semestre com registro da criação de 438 postos de trabalho, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), diariamente a agência do FGTAS/Sine da cidade registra longas filas de pessoas que buscam uma recolocação no mercado profissional.

Arrendatários da Cascata do Mezzomo são indiciados por quatro mortes


De acordo com o Caged, o cargo que fechou com maior saldo negativo foi o de trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas, com 69 vagas extintas – é que tinham sido 246 demitidos e 177 contratados desse cargo no 1º semestre. O cargo que mais ofereceu vagas foi o de auxiliar de escritório.

Confira os cargos que mais abriram e cortaram vagas em Santa Maria

Foto: Caged / DSM

Cursinhos preparatórios têm turmas para 12 concursos

BOAS CHANCES
Nas empresas que atuam diretamente no recrutamento e seleção de pessoas para o encaminhamento ao mercado de trabalho, as vagas para vendas e setores administrativos estão entre os mais ofertadas. Conforme a diretora e psicóloga da Intelectus Consultoria, Lidiane Bertê, as últimas requisições dos clientes são para cargos de vendedor.

– Santa Maria sempre teve forte apelo para vagas administrativas, mas, ultimamente, as solicitações têm sido para vendas. A cidade tem um perfil de pessoas capacitadas e é uma área que roda muito. Este aumento é influenciado pelas oportunidades do novo shopping, mas também por outras lojas novas que chegaram à cidade. O mercado esteve mais retraído, mas pude perceber que agora os nossos clientes estão buscando faturar e querem gente com sangue nos olhos – diz.

Segundo ela, a pedida para o segundo semestre ainda deve ser a área de vendas, no entanto, os cargos administrativos devem voltar no início de 2018.

Na Futura RH, a psicóloga Raquel Bürger diz que as áreas administrativa e de vendas realmente foram as que mais contrataram este ano.– Estas duas áreas são que apresentam maior rotatividade, e devem ser as mais procuradas nos próximos meses, pois notamos que as empresas querem pessoas devidamente capacitadas para buscar novos clientes – avalia.

Confira a seguir a relação dos 80 cargos que tiveram melhores e piores saldos durante o primeiro semestre de 2017.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mega Sena vai pagar R$ 90 milhões no sorteio de hoje

Próximo

Empresa oferece diferentes saladas por delivery em Santa Maria

Economia